Bolo de Chocolate recheado com Brigadeiro e coberto com Chantilly

Date - 09/10/2010 / Author - Chu / Category - Receitas

Sábado de feriado e de SWU. Por mim eu estaria lá no SWU para ver Rage Against the Machine e no dia 11 iria ver Queens of the Stone Age. Mas, por alguns motivos eu não pude ir. Quem for ver esses dois shows épicos, aproveitem por mim. Estou morrendo de inveja de vocês :(
Acordei animada para cozinhar. Aproveitando o pique, retirei do armário um chantilly vegan que estava ali guardado esperando a ocasião especial para usá-lo (detesto chantilly, hehe). Todo mundo aqui de casa viajou e fiquei sozinha, então, para ficar um pouco mais feliz fiz esse bolinho de chocolate vegan para mim (sim, é bolinho mesmo, tem uns 10cm de diâmetro). Mas, para vocês a receita será com o rendimento normal, um bolo médio ;)

Bolo de chocolate vegan recheado com brigadeiro e chantilly

Ingredientes do bolo:

– 1 e ½ xíc (chá) de leite vegetal
– ¼ xíc (chá) de óleo vegetal
– ¾ xíc (chá) de açúcar (se quiser mais doce, coloque 1 xíc)
– 2 col (sopa) de farinha ou sementes de linhaça
– 4 col (sopa) de chocolate solúvel em pó
– ½ col (chá) de canela em pó (opcional)
– 2 xíc (chá) de farinha de trigo
– 1 col (sopa) de fermento em pó

Modo de preparo do bolo:
Pré aqueça o forno em 180 graus e unte uma forma com óleo.
Com o fuê misture bem todos os ingredientes líquidos. Adicione o açúcar, a canela em pó (se for utilizar) e a linhaça, bata bem.
Peneire o chocolate solúvel com a farinha de trigo. Encorpore a outra mistura, batendo sempre muito bem com o fuê até ficar homogêneo. Por último, coloque o fermento em pó e mexa até que encorpore.
Coloque a massa do bolo na forma e leve ao forno. Não abra o forno antes de 25 minutos de cozimento.
Quando espetar um palito no centro do bolo e sair limpo, estará pronto. Espere amornar para desinformar.

Ingredientes do recheio:
– 1 lata de condensado de soja
– 4 colheres (sopa) de chocolate solúvel
– 1 colher (sobremesa) de cacau em pó (se você for usar o cacau, utilize apenas 2 colheres de sopa de chocolate solúvel)
– Essência de chocolate ou baunilha a gosto

Modo de preparo:
Coloque todos os ingredientes em uma panela e mexa bem, até que o chocolate solúvel tenha se dissolvido no leite condensado de soja.
Leve em fogo alto até que comece a ferver, abaixe o fogo e cozinhe afim de deixá-lo em ponto de brigadeiro de colher.

Ingredientes da cobertura:
– 1 caixa de chantilly vegan (a da puratos é vegan e tem na zona cerealista)
– Granulado de chocolate vegan (opcional)

Siga as insturções do fabricante para fazer o chantilly.

Montagem de bolo:
Após o bolo esfriar coloque-o onde será servido. Corte-o ao meio (no sentido do comprimento). Com cuidado coloque a parte de cima do bolo cortada em um prato. Recheie com o brigadeiro vegan e cubra com a parte do bolo que estava no prato.
Cubra com o chantilly com o auxilio de uma espátula ou colher. Se quiser, utilize o bico de confeiteiro (bico estrela) para confeitar o bolo e polvilhe granulado de chocolate.
Coloque na geladeira até a hora de servir :D

Bolo de chocolate vegan recheado com brigadeiro e chantilly

Porque eu só ensino receitas com bolo de chocolate?
Porque o meu bolo preferido é o de chocolate! hehe :)
Caso alguém (de São paulo) esteja com preguiça e queira comer esse bolo (e outros, clique aqui para ver mais) eu aceito encomendas ;P

beijocas!

Email to someoneGoogle+0Pin on Pinterest0Tweet about this on Twitter0Share on Facebook0

Tags:, , , ,

Comments 23 comments to this post

09/10/2010 at 17:20 / Letícia / Write:

Queria muuuuuuuuuuuuuuito ir hoje ao SWU, vou ter que me contentar e ver na Globo mesmo. Los Hermanos ao vivo faz uns 5 anos que não vejo.
Achei 200 pilas por dia um pouco demais, ainda teria que arcar com os custos da viagem e da estadia. Enfim, daria muita grana e nesse momento eu não estou podendo.

Porém, esse bolo me matou do coração. =O
E eu quero fazê-lo para ontem… Hehe.

Já fiz bolo, beijinho, brigadeiro, bolo recheado com dode de “leite” de soja…agora eu não saio da cozinha mais.
Vou virar uma leitoazinha se continuar assim. Hahahaha. =P

Um ótimo final de semana, Na.

=*

09/10/2010 at 18:14 / Evelyn / Write:

Quem sabe eu não faço essa receita de madrugada enquanto estiver assistindo o SWU? :)
Queria muito ver Kings of Leon, Regina Spektor e Joss Stone ao vivo :/

09/10/2010 at 19:44 / Naa Veggie / Write:

Aiai meninaas, pelo jeito não fui só eu que fiquei babando de vontade de ver as bandas que eu gosto! hehe
Mas, pelo menos, poderemos ver pela tv ^^

Depois me avisem se gostaram do boloo :D

:**

06/04/2011 at 18:10 / xgabesx / Write:

to fazendo a receita *-*
sério, o cheio tá ótimo e eu molhei ele com um pouquinho de uma mistura de leite vegetal com cereja *—–* quando ver o resultado ponho aqui, to fazendo pro aniversário do meu namorado!

31/10/2011 at 13:58 / Raquel / Write:

Oiii *-*
O post é antigão mas tomara que você veja o comentário :T
Gostaria de saber qual chantilly você usa, andei pesquisando e achei um creme tipo chantilly: “Amélia Chanty Mix” mas acabo de me decepcionar vendo que tem coisinhas de leite (nem me pergunte o que xD)
Entãao, se puder me dizer qual usa (se não for importado, porque néee..) ou se você conhece algum vegan <3

31/10/2011 at 14:04 / Naa / Write:

Olá Raquel!

No post comentei sobre o puratos, que é um chantilly vegan :)
Você pode encontrá-lo na zona cerealista e na rua paulia souza (ambas bem próximas uma da outra, região da 25 de março e mercadão – sp).

12/11/2011 at 22:32 / Raquel / Write:

Oii, sou eu denovo, a menina do chantilly ai ^^
Assim, eu fiz sua receita do bolo acima e tal, só que sem a farinha/semente de linhaça, ee queria te fazer uma pergunta.
A temperatura você diz que tem que ser a 180º, certo? Mas no meu forno tem opção de 160-180 ou 180-220, e eu nunca sei qual colocar. Fiz a receita em 180-220 mas ele ficou com umas partes meio que cruas, procurei por motivos mas diz que pode ser por abrir o forno antes do tempo, mas eu só abri depois de meia hora.. Estou meio em panico porque não é o primeiro (nem o segundo, nem o terceiro…) bolo de chocolate que tento fazer e da esse “pequeno” probleminha.. sem contar que o gosto não ficou lá muito bom :t Assim, ele fica com umas partes meio ‘cruas’ dentro, e molhado até demais, sei la.. e por fora começa a queimar/ficar crocante o_o Minha mãe disse que é por não ir leite ou ovos, o que eu duvido muito ._. Se puder tentar me ajudar, agradeço :t Preciso de um bolo pra terça-feira (fui eu que te mandei o email >.<) e já estou em pânico aqui.. Obrigada :3

13/11/2011 at 9:15 / Naa / Write:

Olá Raquel :)

Já respondi o email sobre o bolo! :)
Agora vamos as suas perguntas: bolo vegan costuma conter bastante umidade, ele deve ser assado em temperaturas mais baixas, no caso do seu forno 160-180C. Cada forno é diferente, o resultado do seu será diferente do meu e assim vai. Ele ter ficado crocante por fora e cru por dentro significa alta temperatura, e, talvez o calor não é igual em todas as partes… É um pouco complexo forno caseiro porque não conseguimos ter total controle deles.
Enfim, faça o teste de assar o bolo em temperatura mais baixa, pré-aqueça o forno até 15min antes de colocar a massa, abra o forno após uns 40min de coçcão… E quanto ao sabor, você utiliza achocolatado ou chocolate solúvel em pó?
Isso interfere diretamente no sabor e coloração do resultado final!

13/11/2011 at 12:16 / Raquel / Write:

Oi Nathalia, obrigada por me ajudar, vou tentar (pela ultima vez) fazer um bolo aqui ¬¬ E eu uso chocolate solúvel em pó.. mas é que o problema mesmo é que ele não assou bem por dentro, ai ficou com gostinho de… cru… ¬¬ .. Enfim, obrigada :3

01/08/2012 at 14:42 / Silvia / Write:

Oi, Naa e Raquel!

Como eu sou celíaca, não posso usar farinha de trigo e nem leite de origem animal. Então, todas as receitinhas de doces, salgados e sobremesas precisam ser adaptados. Eu apanehi bastante até acertar os bolos de chocolate, usando farinha sem glúten (uma combinação de farinhas: arroz+batata+mandioca)e é fato que a massa para bolos e pães de forma tem que ser bem úmidas e assar lentamente de 1 hora a 1h e 15min). Como os achocolatados normamelmente tem leite, eu resolvi usar cacau mas, como ele funde com o açúcar a certas temperaturas, meus bolos ficavam com cara de brownie (mas era só cara), mas com algumas partes cruas por dentro. Então, acertei o tempo de cocção para uma hora e a temperatura do forno para 180 graus. Mas isso ainda não tinha resolvido o meu problema, pois o bolo ficava pesado. O jeito foi dobrar a quantidade do fermento. Aí, sim, ficou perfeito.
Espero ter ajudado assim como vocês me ajudaram.
Bjs!

02/10/2012 at 18:36 / Luciana / Write:

Olá! Adorei o site!

Será que você pode me tirar uma dúvida? Encontrei o chantilly da Puratos apenas em embalagem de 1 litro, mas para usar em casa, usaria muito menos para fazer uma receita. Dá para congelar o restante? Como vc faz?

13/10/2012 at 14:05 / Nathalia Soares / Write:

Luciana, não costumo utilizar o chantilly da Puratos no meu dia a dia, não sei dizer se fica bom congelar após o uso, ok?

21/12/2012 at 16:28 / Marina Déa / Write:

Naa! Aqui em Rondônia é muito difícil achar chantilly vegano, então queria pedir dicas de outras coberturas para esse bolo. Pensei em ganache, mas se você puder me dar outra ideia, agradeço.

03/01/2013 at 0:25 / Ruth / Write:

Parece uma missão impossível. Rsrsrsrsrs

03/01/2013 at 0:27 / Ruth / Write:

Mais só a imagem já é deliciosa, rsrsrsrs

06/01/2013 at 11:02 / Dora / Write:

Gostaria de saber se você não poderia me revender esse chantilly, pois não sou de São Paulo. Entrei em contato com a Puratos, mas não souberam me dizer onde vende por onde moro.

19/01/2013 at 11:11 / Daisy / Write:

Olá Nathalia, eu estou querendo fazer essa receita, posso usar a farinha de chia ao invés da linhaça?

Beijos

04/02/2013 at 20:20 / Nathalia Soares / Write:

Olá Daisy!

Não fiz testes com a chiá ainda no lugar da linhaça, não sei dizer se fica bom também

27/03/2013 at 17:35 / victor gouvêa / Write:

gostei muito dessa receita

02/05/2013 at 11:17 / Sabrina / Write:

sério mesmo que estes bolos sem OVO dão certo??? haha estou um pouco cética, pois lembro que quando era criança, fui fazer um bolo e esqueci de colocar o ovo, e virou um bolachão gigante!! haha Vou começar tentando pelo de caneca!

bj

31/01/2014 at 15:37 / Dandara / Write:

Oi nathalia! Amei seu site! Se bobiar passo horas aqui comendo com os olhos..Pra fazer a corbertura tbm de chocolate é só aumentar a quantidade de brigadeiro ou vc faz de outra forma? Obrigada!

[…] Retirado de: Chubby Vegan […]

19/05/2014 at 7:45 / claudete / Write:

Ola sou nova com alimentos veganos estou adorando
Gostsria de saber se chamtyli amelia vegetal e vegano

Obrigada

Send me a message