Chubby Vegan
  • CURSOS
  • NATHALIA SOARES
  • COLABORADORAS
  • BLOG
  • ENTRE EM CONTATO

Colaboradoras

Cassia Batarra

Perfil - Cassia - Chubby Vegan
Olá! Sou a Cassia, vegana e cozinheira! Sou graduanda em gastronomia e há 4 anos dedico muita energia no desenvolvimento da culinária a base de plantas com o objetivo de levar informações, referências e comida gostosa a todos que buscam implementar esses hábitos em suas vidas!

Sempre estive na cozinha e aprendi muito com minha família que tem ótimas cozinheiras, começando pela minha mãe! Por anos trabalhei como designer de interiores e fotógrafa e hoje somo as influências de minhas experiências ao amor pela cozinha vegana. Lá pelos anos 2000 tive a oportunidade de participar de um jantar na faculdade do Senac em Águas de São Pedro organizado por estudantes de hotelaria.
Foi um episódio que me tocou e me levou a pesquisar sobre as possibilidades de estudar gastronomia, porém, tudo aquilo não era compatível com o que estava vivendo e logo essa ideia ficou para trás. Toquei a vida feliz em minha profissão, sendo muito grata por tudo o que conquistei e pelas pessoas que conheci através dela! Hoje entendo que não foi possível mudar o caminho pois aquele não era o momento e tudo tem um motivo. Eu tinha que trilhar daquela forma e em 2013 me tornar mãe!

A maternidade aprofundou meu autoconhecimento e aumentou minha conexão com a natureza. Em 2015 muitos questionamentos vieram e foi quando encontrei a Yoga, que além de cuidar do meu corpo, expandiu minha consciência e me fez entender o vegetarianismo. Busquei cada vez mais informações, percebi que deveria tomar uma decisão e em junho de 2016 fiz a transição alimentar. A partir daí meu reaprendizado na cozinha se iniciou – estudei, pesquisei, testei, errei, acertei, e comecei a me surpreender com todas as possibilidades da culinária vegana!

Em 2017 comecei a compartilhar receitas e reflexões no meu Instagram. Fiz um curso de culinária vegetariana em um final de semana e percebi o quanto aquele ambiente de troca entre pessoas e alimentos coloridos me atraia e fazia bem! Senti falta de cursos nesse segmento em minha região quando fiz a transição alimentar e então pensei em me preparar para apoiar quem buscava o mesmo e passei a me dedicar cada vez mais!

Em 2018 participei da primeira turma do curso de cozinha vegana no Senac em Água de São Pedro (tudo acontece na hora certa, não?) e as experiências daquela semana me fizeram refletir e tomar algumas decisões! Em 2019 realizei algumas ações em parceria com a nutricionista Natalí Magalhães e seguimos com ideias em comum e alguns projetos que estão em desenvolvimento. Iniciei a graduação em gastronomia (a qual tenho orgulho em contar que apresentei todos meus pratos veganos desde o início) e aprendi muito nas aulas presenciais em São Paulo com a Nathalia Soares (Chubby Vegan), chef e professora maravilhosa, que admiro e me inspira – quanta honra estar aqui no blog! Foi um ano desafiador, repleto de aprendizados, experiência positivas e muito crescimento!

Hoje, além de apoiar quem busca o veganismo, mostro que comida vegana é deliciosa, fácil e ajudo as pessoas a conquistarem autonomia na cozinha. Espero que eu possa te inspirar a ser parte dessa grande transformação tão necessária em nosso planeta e por compaixão aos animais. Nossas escolhas contam muito e tenho certeza de que a alimentação é um dos maiores caminhos para nossa (r)evolução!


Vanessa De Felice

Perfil - Vanessa - Chubby Vegan
Oi! Tudo bem? Essa aí ao lado sou eu, Vanessa, ou simplesmente Van, como muitos me chamam. Sempre tive uma atração pela cozinha, por livros e programas de culinária, por ver mesas fartas, entender receitas, conhecer segredos em cadernos de família, montar pratos bonitos e ver pessoas felizes depois de uma boa refeição, satisfeitas com sabores, cores e cheiros. Mas, ao contrário do que possa parecer, não venho de uma família de cozinheiros.

Na verdade, minha história com a gastronomia começou por conta de um hambúrguer, uns 6 anos atrás, quando ainda morava no Rio. Na busca por uma opção (na época) vegetariana que agradasse meu paladar e não me causasse alergias, fui para a cozinha experimentar uma receita que achei no Youtube. Mas, como sempre fui muito metida, mudei alguns ingredientes, acrescentei temperos e recheei o disquinho. Resultado: Todos que estavam em casa comeram a versão vegetariana e deixaram a versão com carne de lado. Entre essas pessoas estava um amigo muito querido, que insistiu que eu deveria vender a preparação.

Na época eu achei loucura, mas acabei gostando da ideia e resolvi me aventurar. Sendo bem sincera, até aquele momento, minha experiência em cozinha se resumia a colecionar receitas (que eu nunca fazia) e horas e mais horas vendo programas de culinária na TV. Hábito cultivado desde a infância, quando trocava o programa da Xuxa pelo da Ofélia todas as manhãs… Mas, isso é uma outra história.

O fato é que de encomenda em encomenda fui tomando gosto pela coisa e queria sempre melhorar o que estava fazendo. Foi aí que me descobri cozinheira! Nessa época, meados de 2014, quando não estava na cozinha, estava pesquisando sobre. Tentava entender mais sobre vegetarianismo e como fazer uma comida saborosa e que despertasse a memória afetiva das pessoas. E, numa das muitas madrugadas na frente do computador, lendo e pesquisando encontrei um site chamado Chubby Vegan… Nem preciso dizer que foi amor à primeira vista, né? Pela Nathalia e pelo trabalho lindo e acolhedor que ela faz. Sempre aprendi e ainda aprendo muito com ela. 🙂

Em 2015 me mudei para São Paulo! E com a mudança veio o desejo de investir mais no meu lado cozinheira. O projeto de venda dos hambúrgueres continuou, mas eu resolvi melhorar a receita e contei com a Nath como consultora. FOI INCRÍVEL! Além de me ajudar a melhorar as receitas ela ainda me deu uma tremenda aula sobre gastronomia vegana. E eu, que já flertava com o veganismo, me interessei ainda mais pelo assunto e comecei minha longa transição. Nessa mesma época também fiz o meu primeiro curso voltado para a cozinha, lá no IGA (Instituto de Gastronomia das Américas). De lá para cá, nunca mais parei de estudar e me aprimorar no ofício. Confesso que já perdi a conta de quantas aulas fiz lá na cozinha do Chubby Vegan e o quanto aprendo cada vez que converso com a Nath. Por isso, me sinto extremamente honrada em estar aqui colaborando com o blog. 

Todas essas experiências foram lapidando minhas percepções e vontades e, em 2019, resolvi abraçar de vez a gastronomia. Hoje, sou graduanda de pelo SENAC Santo Amaro e uso minha presença na faculdade para ajudar na conscientização dos professores e alunos para o universo vegano.  Tenho obtido bons resultados e isso me deixa muito feliz! Sonho com o dia em que teremos mais conteúdo vegano nas faculdades de gastronomia pelo país e cada vez mais pessoas comendo alimentos veganos. Como tenho muito contato com pessoas que não são veganas, incluindo meu marido, ao longo do tempo percebi que o melhor caminho é a informação e a qualidade do trabalho que se faz. Por isso, um dos meus objetivos é proporcionar a todos uma experiência vegana saborosa, colorida e democrática. Sem frescuras, sem mistérios e com muito sabor, sempre! Espero conseguir atingir esse objetivo através, também, da minha colaboração por aqui.. 

Bora pra cozinha?


Jaque Galvão

Perfil - Jaque - Chubby Vegan
Meu nome é Jaque Galvão. Sou uma nutricionista e chef vegana, apaixonada por cultura, livros, comida, plantas, gastronomia, viagens e outras mil coisas. Cresci em Maceió, essa cidade maravilhosa que a natureza presenteou perfeitamente, e desde muito criança sempre tive o interesse e curiosidade em alimentação saudável e natural. Sempre acompanhei minha mãe na cozinha e a vi repetindo toda a sabedoria das suas antecessoras, e aqui estou dando continuidade a isso, depois de tanto tempo produzindo Kombucha, descobri que minha mãe já cultiva em casa, e bebíamos todos, eu e meus irmãos.

Aos 24 anos mudei minha alimentação e passei a ter um hábito alimentar mais saudável e decidi que seria sem crueldade animal. Isso aconteceu quando fui estudar Nutrição em Portugal, na cidade do Porto, conheci pessoas incríveis e descobri junto deles que para ter uma boa alimentação, eu não precisava causar nenhum sofrimento animal, deixei de pensar
unicamente no meu bem-estar e percebi que minhas escolhas impactavam várias questões sociais e ambientais. O que me fez procurar uma alimentação mais natural e sustentável, que foi a alimentação vegetariana estrita, sem nada de origem animal.

Isso aconteceu em 2012, durante o curso de nutrição, consegui uma bolsa de estudo e fui estudar dois lindos anos na cidade do Porto, Portugal. Onde vivenciei um estilo de vida mais calmo, com alguns amigos do campo que tinham contato direto com a natureza, foi lá que me iniciei no veganismo, e foi lá que descobri minha paixão pela gastronomia. Foi uma experiência
transformadora. Aprendi sobre a produção de vinho, o cultivo de hortas orgânicas e como a natureza é sábia, interessante e imprevisível. Isso me fez querer entender cada vez mais sobre as singularidades que acontecem debaixo da terra com muita paciência e atenção – e elas são infinitas. Enquanto estive por lá me aventurei em uns mochilões pela Europa e tive contato com diversas etnias, religiões, realidades e culturas gastronômicas diferentes, que despertaram ainda mais meu amor por tudo o que é incomum, simples e verdadeiro. Me formei em Nutrição em 2014, e desde então me dedico a cursos e especializações na área de gastronomia vegana e sustentável.

Voltei para Maceió e conheci a Leila, e iniciamos uma parceria que deu origem ao Espaço Anandda, o primeiro restaurante 100% vegano da cidade, um desafio grande e enriquecedor.

Para aprender mais sobre o universo da cozinha iniciei uma pós-graduação em gastronomia vegana, a primeira do Brasil, em Recife pela Faculdade Metropolitana do Recife. Onde aprendi preparações na prática e conheci pessoas incríveis que enriqueceram minha vivência na cozinha e minha caminhada como ser humano, amigos que sinto muitas saudades! Fiz diversos cursos no Chubby Vegan, Nati me mostrou um mundo totalmente desconhecido, amei de cara aquela pessoa incrível, com tanta sabedoria, conhecimento e humildade. Nati me inspirou como profissional, e como ser humano. Fazer parte desse time e jornada junto dela ainda está sendo processado aos poucos, e estou feliz demais de estar aqui!

A pandemia chegou e decidimos encerrar as atividades do restaurante, resolvi dedicar mais meu tempo à atividades online, olhar para dentro, e desacelerar o ritmo que estava muito rápido. Agora me dedico junto do meu parceiro Lucas, ao projeto que criei em 2015, o aquarela vegana, falo sobre veganismo e recebo encomendas de comidinhas em casa.

Resolvi me dedicar a essa forma de trabalho para expandir meu conteúdo com quem ainda não tem acesso a ele, compartilhando receitas, falando sobre a nutrição e mostrando que o veganismo pode ser acessível a todos. Vamos juntos, seguiremos enriquecendo a experiência uns dos outros. Que o universo permita que eu chegue até você e contribua com algo de muito
valor! Gratidão!

Todos as fotos e conteúdos postados são de minha autoria e protegidas pela lei. © Diamantes