Antes de falar de comida quero desejar um ótimo 2012 para todos vocês que acompanham a minha trajetória louca de trabalhar com comida. Cada dia que se passa percebo que nasci para isso e o quão difícil e trabalhoso que é! Mas, no final sempre vale a pena..! E sucesso para todos que trabalham (ou se aventuram) nessa área comigo!
A nossa amada coxinha é um prato super tradicional brasileiro. A base da massa costuma ser: líquido + gordura do frango/galinha (que dá sabor a massa). Mas, obviamente, aqui não iremos utilizar frango, gordura ou qualquer alimento derivado deste bichinho 🙂
O que dará sabor a massa será o tempero escolhido por você, que pode ser: caldo de legumes (industrializado ou não, já ensinei como fazer aqui), curry, colorau, ervas frescas ou secas.. Escolha o seu preferido! O que vou colocar aqui é apenas uma sugestão. O melhor que você pode fazer é ir testando e descobrir qual é o que mais te agrada!
Outro fator a ser mudado a cada vez que você faz suas coxinhas são os recheios, as possibildades são enormes! A mais tradicional (e sugerida aqui) será a soja ou, a famosa “carne de soja”. Já vi coxinhas veganas recheadas com palmito, pts + tofupiry, jaca desfiada… E deve ficar ótima também com “carne” de castanha de cajú desfiada.
Explicar a modelagem das coxinhas por escrito, não é o modo mais compreensível de todos. Fazendo uma pesquisa, achei dois vídeos que explicam bem como modelar. Os vídeos não são vegetarianos/veganos mas, acho legal assisti-los para modelar as coxinhas mais lindas e perfeitas do mundo!
E, por último, e não menos importante: coxinhas são salgadinhos, ou seja, devem realmente ter sal o suficiente para serem salgadinhos. Para isso, experimente a massa e o recheio antes de modelar 😉
Ingredientes massa:
– 4 xícaras (chá) de farinha de trigo (preferencialmente orgânica)
– 4 e 1/2 xícaras (chá) de água ou caldo de legumes caseiro
– 8 colheres (sopa) de óleo ou azeite
– 1 colher (chá) de curry (opcional)
– Sal marinho à gosto
– Mix de pimentas moídas na hora à gosto
Modo de preparo:
1. Em uma panela, grande e funda, coloque a água, o curry, o sal e o mix de pimentas. Mexa bem com uma colher ou fouet até que o curry se dissolva. Adicione o óleo.
2. Leve a panela em fogo alto, até ferver o líquido.
3. Abaixe o fogo.
4. De uma única só vez, adicione a farinha de trigo e mexa vigorosamente com uma colher até que se forme uma bola que desprenda do fundo da panela.
5. Retire a massa da panela e sove até obter uma massa lisa (sim, com a massa quente. Pode ser na batedeira planetária também com a raquete). Este passo é importante para obter uma massa perfeita e lisa.
6. Cubra com filme plástico e deixe descansar enquanto você faz o recheio.
Ingredientes recheio:
– 4 xícaras de pts clara miúda hidratada
– 2 dentes de alho em brunnoise*
– 1/2 cebola em brunnoise*
– 4 colheres (sopa) de óleo vegetal
– Sal marinho à gosto
– Mix de pimentas moídas na hora a gosto
– Salsinha picada a gosto
Modo de preparo:
1. Esquente bem o óleo em uma panela. Refogue o alho e a cebola até dourar.
2. Acrescente a pts e tempere com sal e pimenta. Mexa de vez em quando, o objetivo é dourar a pts sem deixá-la queimar.
3. Desligue o fogo e adicione a salsinha, mexa bem.
4. Deixe esfriar.
Montagem e cocção:
1. Veja os vídeos: aqui e aqui (para melhor compreensão).
2. Passe as coxinhas na água e, em seguida, na farinha de rosca.
3. Esquente bem uma panela com bastante óleo e frite as coxinhas.
4. Deixe escorrer em papel absorvente e sirva.
**Brunnoise: cubos de 3mmx3mm.
Podem ser congeladas após serem empanadas.
Mais receitas de salgadinhos para festa:
– Croquete de soja Vegano
– Esfiha de soja vegana
Quer aprender mais comigo? Venha fazer parte dos meus cursos veganos. A agenda completa está aqui!
As aulas são bem técnicas, dinâmicas, divertidas, algumas são práticas e sempre recheadas de dicas! Vou te explicar toda a parte teórica e química por trás das receitas para que você compreenda o que está acontecendo. Desta maneira, é muito mais fácil fazer com que as receitas funcionem corretamente e tenham a estabilidade ou textura desejada. Confeitaria vegana parece algo difícil mas: não é! Basta ter um pouco de conhecimento, prática e paciência 😉
wordpress theme by initheme.com