Este pão prático indiano e vegano se chama Missi Roti. Ele faz parte da família de pães conhecida por flatbreads (pães achatados). Um pão desta mesma família bem conhecida aqui no brasil é o pão sírio 🙂
Os flatbreads são práticos porque são assados em uma chapa quente/frigideira. Podem ser fermentados ou não.
O missi roti é um pão que tem como origem Rajasthan, norte da Índia.
Ele é feito com farinha de grão de bico + farinha de trigo, sal, água, óleo, cúrcuma moída (açafrão da terra), sementes de orégano e pimenta vermelha. Ele também pode levar cebola roxa, coentro fresco, pimenta verde fresca e cebolinha.
O ideal é que seja assado em um forno Tandoor, que é super característico da culinária indiana. Mas: eu não tenho um tandoor em casa. Por isso fiz em uma chapa bem quente.
Tive que adaptar alguns ingredientes: no lugar da pimenta verde usei pimenta dedo de moça, a semente de orégano foi trocada pela semente de cominho, a pimenta caiena pela chilli e a cebola roxa por cebola comum.
Como este pão não é fermentado: é muito fácil de fazer e prático! Fica pronto rapidinho 🙂
O resultado final é um pão bem saboroso, aromático e as especiarias tem como função auxiliar na digestão e saúde, como todo prato indiano! Gosto muito de acompanhar esse flatbread com uma bela tigela de sopa de abóbora cremosa bem quentinha ♥
Receita adaptada do livro Curry.
Ingredientes:
Modo de preparo:
1. Coloque as duas farinhas em um bowl médio e misture até ficar uniforme.
2. Misture o sal, gengibre, pimenta fresca, semente de cominho, chilli em pó e cúrcuma moída, adicione aos secos.
3. Faça uma cova e adicione a água e o óleo. Trabalhe com as mãos até conseguir uma massa macia e homogênea.
4. Cubra com um pano úmido e deixe descansar por 15-20 minutos.
5. Divida a massa em 08 partes iguais.
6. Polvilhe bastante farinha de trigo no pão, dos dois lados, retire o excesso e abra um pouco a massa com o auxilio o rolo. Coloque um pouco de cebola e cebolinha no pão e abra até conseguir um disco de 15cm de diâmetro. Repita o processo até acabar a massa.
7. Esquente bem uma frigideira anti aderente e coloque o pão. Quando ele começar a secar, vire-o e doure o outro lado (cerca de 3-4 minutos cada lado).
8. Sirva quente.
Rendimento: 08 unidades.
*Brunnoise: cubos de 3mmx3mm
Ps: Quando eu fiz esta receita, eu não sabia que deveria abrir a massa o mais fino possível para que quando cozido infle e o centro fique oco, igual um pão pita. Caso você queira este tipo de resultado, já sabe como fazê-lo!
Dicas:
1) Utilize a pimenta vermelha em pó, é super característica da culinária indiana.
2) Quem gosta de pimenta que nem eu, pode aumentar umas duas ou três vezes a quantidade de pimenta vermelha em pó e deixar algumas sementes da pimenta fresca.
3) Caso você sinta um ardor insuportável, beba leite ou água de coco.
4) Pimentas frescas manipuladas durante muito tempo podem causar ardor na ponta dos dedos. Trabalhar com os dedos untados com óleo e luvas pode ajudar a evitar essa situação.
5) Todos os ingredientes podem ser encontrados no centro de são paulo ou na Bombay.
——————————————————
Quer aprender mais comigo? Venha fazer parte dos meus cursos online veganos.
Obtenha mais informações sobre curso de pão de melado aqui e sobre o curso de panetones aqui!
As aulas são bem técnicas, dinâmicas, divertidas, algumas são práticas e sempre recheadas de dicas! Vou te explicar toda a parte teórica e química por trás das receitas para que você compreenda o que está acontecendo. Desta maneira, é muito mais fácil fazer com que as receitas funcionem corretamente e tenham a estabilidade ou textura desejada. Confeitaria e padaria vegana pode parece algo difícil mas: não é! Basta ter um pouco de conhecimento, prática e treinar 😉
wordpress theme by initheme.com