Há muito tempo que eu namorava a ideia de fazer o meu extrato de baunilha, com a fava mesmo, para usar no lugar da essência (a vanilina sintética é bem diferente, não dá para comprar os sabores) nos meus doces. Mas, isso não importa agora! O importante é que consegui fazer algo que sonhava há muito tempo 🙂
Porque substituir a essência de pelo extrato de baunilha?
A baunilha é a rainha da confeitaria, muitas receitas não seriam as mesmas sem as sementinhas crocantes, pequeninas e pretas que contém no interior da fava. O sabor e aroma são bem específicos, tudo fica incrível!
E, não é atoa que é a segunda especiaria mais cara do mundo, sua produção é difícil e limitada. Mas, garanto que vale cada centavo investido 🙂
A fava que utilizei é a de madagascar, é a mais fácil de encontrar. Há favas de outros países que são ótimas também mas, não tive ainda a oportunidade de entrar em contato por terem uma produção mais limitada.
Também estou muito curiosa para conhecer a baunilha do cerrado, que é produzida aqui no Brasil.
Fiz uma pesquisa rápida no facebook e percebi que vocês gostariam de dicas de onde encontrar alguns ingredientes.
Sempre que eu apresentar algo novo, irei falar onde que eu encontrei/comprei (isso vale apenas para a capital de são paulo, não conheço os mercados de outras cidades).
É possível encontrar no Mercado Municipal, na Zona Cerealista, na Central do Sabor (Rua Paula Souza) e na Casa Santa Luzia. O preço é de R$20,00 uma unidade (mercado municipal – preço jul/2018).
Antes de comprar suas favas, tenho três dicas importantes:
– A fava deve ser brilhosa e gordinha.
– Evite favas secas ou sem brilho (são favas velhas, com pouco aroma e sabor).
– Caso você compre uma grande quantidade, congele ou embale à vácuo para maior durabilidade.
Para fazer o seu extrato é simples, há uma legislação que fala qual a quantidade mínima de favas e álcool (veja aqui).
As garrafinhas que comprei para este fim são pequenas, coube 130ml de líquido (neste caso, vodka) e usei uma fava em cada. Claro que, a quantidade de favas pode variar afinal, você está fazendo o seu extrato! Então que tenha o sabor que você quiser (mais ou menos concentrado). Conforme você for utilizando o extrato, pode repor o líquido utilizado (lembrando que sempre tem que ser um meio alcóolico).
Antes de utilizar o seu extrato deixe-o repousando por dois meses, pelo menos. De vez em quando, agite-o.
Quanto mais tempo em repouso, melhor ele ficará. O meu foi feito dia 22/12, ou seja, só irei usá-lo no final de janeiro.. Terei que ter paciência! hehe
Ingredientes:
– 260ml de vodka de boa qualidade
– 2 favas de baunilha
– 2 garrafinhas com 130ml de capacidade
Modo de preparo:
1. Higienize bem as garrafas.
2. Corte as favas no sentido vertical, não retire as sementes.
3. Coloque as favas na garrafa e complete com a vodka.
4. Deixe repousar por 30 dias, no mínimo.
Rendimento: 260ml de extrato.
Validade: indeterminada.
Dicas:
– A vodka pode ser substituída por qualquer outro tipo de álcool, inclusive o de cereais. Evite utilizar bebidas com sabores fortes.
– Caso você queira comprar o extrato já pronto: sempre leia a embalagem. Caso você encontre a palavra “essência” significa que tem vanilina sintética.
——————————————————
Quer aprender mais comigo? Venha fazer parte dos meus cursos veganos. A agenda completa está aqui!
As aulas são bem técnicas, dinâmicas, divertidas, algumas são práticas e sempre recheadas de dicas! Vou te explicar toda a parte teórica e química por trás das receitas para que você compreenda o que está acontecendo. Desta maneira, é muito mais fácil fazer com que as receitas funcionem corretamente e tenham a estabilidade ou textura desejada. Confeitaria vegana parece algo difícil mas: não é! Basta ter um pouco de conhecimento, prática e paciência 😉
wordpress theme by initheme.com