Oi gente, tudo bem? Aqui é a Chubby 🙂
Postei essa receita no meu instagram há algum tempo atrás e esqueci de postar aqui também! Ficou super gostosa e bonita, vale a pena fazer 🙂
E, sem querer, deletei quase todas as fotos que tirei. Só sobraram essas duas que estão ilustrando o post e a qualidade não está muito boa… Enfim! Acontece, né?
Desenvolvi esse prato para mais um projeto sensacional que o @juniorayoub me convidou. É uma polenta aromatizada com azeite de alho, ragú de soja, crocante de arroz e molho de coentro. Fiz duas montagens: com a polenta mole e grelhada na chapa.
Não irei falar muito sobre esse projeto por agora. Pros curiosos, um breve resumo: é um voluntariado nesse primeiro momento e há muitas restrições de ingredientes/recursos. Na lista que eu recebi não tinha tomate. Porém: tinha cebola, beterraba, cenoura, proteína soja e outras poucas opções. Foi divertido e um desafio enorme pensar nesse prato, confesso!
Queria que fosse criativo e com um bom perfil de macronutrientes 🙂
Enfim! Chega de enrolação e bora pra receita do ragú de soja. Se você fizer: me conte! Estou curiosa para saber se vocês gostaram!
xícara = 240ml / colher sopa = 15ml / colher chá = 5ml
Atenção: as medidas caseiras são aproximadas.
Ingredientes:
Modo de preparo:
1. Enrole as beterrabas em papel alumínio e asse até ficar macia (cerca de 40min). Retire a casca e corte em 4 partes.
2. Hidrate a proteína de soja com água morna e vinagre (ou limão. Eu sempre coloco um tanto, sem medidas mesmo). Lave em água corrente e esprema pra retirar o excesso de líquido.
3. Coloque metade do óleo em uma panela e caramelize as cenouras (elas devem ficar bem douradas mas NÃO queimadas). Adicione metade da cebola e caramelize também. Tempere com sal.
4. Coloque a beterraba, cenoura e cebola no liquidificador com 2 xíc de água ou caldo de legumes. Bata até ficar homogêneo. Reserve.
5. Na mesma panela: coloque o óleo/azeite restante e refogue a soja, até formar uma crosta dourada no fundo da panela. Tempere com sal e o que você quiser.
6. Adicione a cebola restante, o molho e, se necessário, a água/caldo restante. Cozinhe em fogo médio por 20 min, mexendo de vez em quando. Não se esqueça de ajustar os temperos (sal e açúcar).
7. Agora, a parte legal da coisa: vamos brincar com o pH do molho. O vinagre vai ajudar a dar um toque mais ácido e vai influenciar na cor também, deixando esse tom mais avermelhado/vinho que vocês estão vendo. Usei 2 col de chá.
8. Verifique o tempero, ajuste se necessário.
9. Está pronto! Sirva como você quiser e, aproveite pra conquistar a cremosa(o) pelo estômago (vem na minha que isso funciona muito bem. É minha arma secreta 😌).
Rendimento: 4 – 5 porções.
Validade: 03 – 05 dias em geladeira. Guardar em pote tampado. Pode ser congelado por até 60 dias.
Clique aqui para ver as outras receitas com soja aqui do blog 🙂
——————————————————
Quer aprender mais comigo? Venha fazer parte dos meus cursos veganos. A agenda completa está aqui!
As aulas são bem técnicas, dinâmicas, divertidas, algumas são práticas e sempre recheadas de dicas! Vou te explicar toda a parte teórica e química por trás das receitas para que você compreenda o que está acontecendo. Desta maneira, é muito mais fácil fazer com que as receitas funcionem corretamente e tenham a estabilidade ou textura desejada. Confeitaria vegana parece algo difícil mas: não é! Basta ter um pouco de conhecimento, prática e paciência 😉
wordpress theme by initheme.com