Substitutos de ovos

Date - 16/02/2010 / Author - Chu / Category - Informações

Deixar de comer carne é fácil, muito simples. Encontramos várias opções no mercado, como: salsichas vegetais, hamburgueres vegetais, pts (a famosa “carne de soja”), almondêgas vegetais.. Até mesmo o seitan (glúten). Leite também é bem fácil, existe leite de soja, leite de aveia, leite de arroz.. Várias opções de leites vegetais. Até mesmo leite de soja “em pó” existe (extrato de soja).
Mas, e os ovos? Como substituir ovos em uma receita? Na prepação de: pães, bolos, biscoitos, doces, etc vão ovos! E agora? Vou ficar sem comer essas coisas?
Vai nada, e vai continuar comendo super bem, matando todas as suas vontades ;)

Para substituir ovos ou dar um pouco mais de liga nas preparações, eu sempre uso um desses ingredientes: linhaça ou farinha de linhaça (ou chiá), bananas ou lecitina de soja.
E irei explicar o porque de usar justamente esses ingredientes :)

A linhaça ou o chiá hidratado fica com uma consistência semelhante a clara de ovo, sabiam? Por isso que gosto sempre de usá-la em preparações. Dá uma liga ótima!
Para quem não gosta da semente, pode utilizar a farinha, que tem o mesmo efeito! A substituição é bastante simples, para cada ovo utilize uma colher de sopa de linhaça ou chiá. Coloque um dedo de água em um copo e deixe hidratar, pelo menos, por 10 minutos. Depois é só usar na preparação.

Banana amassada dá uma liga ótima! Tente trocar os ovos de alguma receita de bolo ou cookies por banana amassada. Porém, tenha em mente que o sabor da banana irá ficar na receita.. Ou seja, esta opção não serve para todos os tipos de receitas.

E por último, a lecitina de soja em emulsão. É uma lecitina líquida, tem consistência parecida com a do mel de abelhas. Para cada ovo utiliza-se uma colher de sopa. Recomendo utilizar apenas em massas de pães.
É largamente utilizada na industria.

Há outros substitutos de ovos, por exemplo o amido de milho. Basta fazer uma breve pesquisa. Porém, gosto de utilizar estes três, acho os melhores!

ATUALIZAÇÃO 25/07/12

Farinha grão de bico Descobri que a farinha de grão de bico é um ótimo substituto para ovos em receitas salgadas como bolinhos, hambúrgueres, almôndegas, etc. Para cada ovo utilize 1 colher de sopa da farinha de grão de bico + um pouco de líquido (pode ser até água).
Ela pode deixar um leve sabor residual, recomendo caprichar bem nos temperos.

ATENÇÃO: nem sempre é possível substituir os ovos em uma receita. É necessário verificar qual a função do ovo na receita. O que foi listado acima serve apenas para dar liga!

Fotos: google images

Espero que isso os ajude a como lidar na cozinha sem precisar utlizar ovos! :D
beijos!

Email to someoneGoogle+0Pin on Pinterest0Tweet about this on Twitter0Share on Facebook0

Tags:, , , ,

Comments 36 comments to this post

16/02/2010 at 11:24 / nati / Write:

Eu sempre pensava nos ovos mesmo! :)
Vou tentar com banana – que é a única coisa que tem aqui em casa ^^

16/02/2010 at 22:15 / Ewerton Pegorelli / Write:

Ótimas dicas hein!!!! Vou tentar todas!!! Obrigado e sucesso…

17/02/2010 at 10:00 / ale cartier / Write:

Sou lacto-vegetariano e substituo os ovos na preparação de bolo e pães, por exemplo, por iogurte natural. ;)

17/02/2010 at 10:37 / Naa Veggie / Write:

Aaah, valeu pela dica! =)
Lactos fiquem atentos a essa dica! :)

Eu que já sou vegan não me utilizo desta substituição ^^

12/07/2010 at 22:00 / NAna / Write:

Eu nunca entendi muito bem qual é a função do ovo nas receitas. Mas olha só, tantas outras opções pra dar liga nas receitas e a galera padroniza o uso os ovos. Muito bom Naa!

Bjs

13/07/2010 at 0:08 / Naa Veggie / Write:

Então, os ovos tem algumas funções nas receitas e agregam alguns nutrientes.
Porém, eu acho tão melhor cozinhar sem eles, porque o nível de colesterol que eles contem é enorme! :)

Fico muito feliz que tenha curtido! ^^

20/10/2010 at 11:22 / Luis Eduardo / Write:

no caso de bolos… o ovo funciona para dar a maciez e ajudar na retenção do gás carbônico liberado pelo fermento…
e aproveitando… e ñ querendo ser chato… mas ñ existe leite de soja, leite de arroz… tecnicamente leite é o líquido produzido por glandulas mamárias – órgão presente somente em mamíferos… o correto seria bebida de soja

20/10/2010 at 13:22 / Naa Veggie / Write:

Exato, de acordo com normas e leis os leites vegetais não contem alguns componentes na sua fórmula química, o que não nos permite dar o nome de “leite”.

Os ovos também agregam, cor, sabor e gorduras.
Os ovos não retem o gás liberado pelo fermento, o que acontece é que o ovo após ser batido tem a sua proteína desnaturada que consegue segurar ar. Por isso que é possível fazer com que um suflê cresça mesmo sem fermento.

Mas, nada que não possa ser resolvido com algumas mudanças simples nas receitas :)

06/12/2010 at 15:55 / Luiza / Write:

Muito bom!!! =) acho ovo desprezivel e super dispensável em massas, geralmente para dar a liga eu uso óleo, água ou a lecitina.
fiquei curiosa pra usar a banana. para um ovo eu uso quanto de banana amassada?

e quanto à linhaça – eu não tenho farinha de linhaça em casa, mas tenho bastante grão, sou apaixonada por eles em massas salgadas *.* nas receitas que vc usa a farinha de linhaça hidratada, eu usaria a mesma quantidade de grãos e depois como faria para me livrar deles (se não os quiser junto à massa)? peneira?

06/02/2011 at 20:06 / Erick / Write:

Caramba Natalia, me ajudou muito isso hein ;) TKS

06/02/2011 at 21:00 / Naa Veggie / Write:

De nada ^^

17/04/2011 at 11:25 / Eryka / Write:

Valeu pelas dicas, tenho que fazer uma pizza de microondas pra um trabalho da escola e queria substituir o ovo, adorei a idéia da farinha de linhaça, ah, vou usar suas palavras quanto a ela, pra falar o motivo da substituição!
XD

17/04/2011 at 12:32 / Naa Veggie / Write:

hehe, que legal! =D
Fico feliz que tenha ajudado ^^

22/05/2011 at 20:51 / Maria Ienke / Write:

Uma colher de sobremesa de vinagre de maçã também faz o bolo crescer!

25/05/2011 at 18:59 / marcela / Write:

olá, o que vc faz para substituir as claras em neve?
Eu não entendi o que vc faz com a farinha de linhaça, é só hidratar?
obrigada

26/05/2011 at 0:19 / Naa Veggie / Write:

Olá marcela!

Ainda não conheço nenhum substituto para claras em neve, infelizmente.
Quanto a linhaça, é só hidratar sim =)

03/06/2011 at 23:36 / marcela / Write:

Então, uma vez eu li num blog que dava pra usar emulsificante, bater uma colherzinha dele com um pouco de água. Eu fiz, a massa ficou linda e fofinha, mas o bolo murcho! Eu não sei se foi culpa do forno, pq nunca mais tentei, se um dia vc tentar conte aqui :D

13/07/2011 at 20:08 / Michele / Write:

Oi, Naa.. Obrigada pelas dicas!!
Achei num outro site um bom substituto para claras:”Dissolver 1 xícara de polvilho azedo em uma tigela com água. Agora basta colocar na panela e ir mexendo. Vá controlando, até que atinja o ponto de clara de ovo.” (fonte: http://www.eurooscar.com/receitas/subsovos.htm)

Porém, minha dúvida quanto aos substitutos é se eles podem ser utilizado em uma receita com mais de dois ovos. Tenho uma receita de um bolo de maçã muito bom, naturalmente sem leite, que leva 3 ovos e que gostaria de reproduzi-lo na versão vegana. Li no mesmo site que indiquei acima que as substituições dão certo quando a receita tem até dois ovos. Bem.. aguardo sua ajuda.
Parabéns pela iniciativa.. Bjs,

13/07/2011 at 23:53 / Naa Veggie / Write:

Acredito que a linhaça terá um melhor resultado nesse bolo, cada colher de sopa substitui um ovo :)

02/08/2011 at 17:49 / diana / Write:

oiiii… odoreias receitas com tofu!!!!! mas estou com grandes dificuldades de fazer coisas com tofu para minha filha pois ela tem alergia a tudo q vai leite de vaca(por ex a mussarela. o q ela mais gosta) Por isso gostaria de umas dicar de receitas para crianças com tofu…ha e adorei as dicas de substituiçao do ovo nas receitas…bjos
Espero q vcs me ajudem
. bjs

21/08/2011 at 21:02 / Valéria / Write:

Olá! Eu tentei, certa vez, usar a linhaça como substituto dos ovos. Coloquei os grãos de molho mas depois não consegui separar os grãos…não descia aquela mistura gelatinosa pela peneira, e acabei por descartar tudo e passar para a banana. Qual seu conselho nesse caso?

22/08/2011 at 0:26 / Naa / Write:

Olá Valéria!

Eu recomendo usar os grãos inteiros.
Ou a farinha de linhaça (dourada ou marrom), fica ótimo também =)

19/09/2011 at 1:24 / Romero Bicalho / Write:

Olá,

Muito legal seu site, parabéns!!

Uma coisa que pode-se fazer para agregar ar ao bolo (deixá-lo mas fofo), é bater a manteiga ou margarina com o açúcar até formar um creme espesso.

Realmente a mais comum das substituições é por lecitina. Ela possui a função de aglutinador, ou seja, irá unir bem todos os ingredientes de sua mistura.

Abraços!

19/09/2011 at 15:56 / Naa / Write:

Olá Romero!

No caso de produtos sem lactose, a manteiga e margarina não entram na lista de ingredientes que podem ser utilizados (por motivos de saúde ou escolha do veganismo). No caso, seria utilizado o creme vegetal. Porém, ele não tem a mesma propriedade proteíca da manteiga ou margarina assim, não fica tão parecido com um bolo feito com estes ingredientes. Mas um bolo feito com creme vegetal fica bem gostoso e macio porque há bastante presença de gordura :)
Este médoto citado por você é conhecido como “método creme”.

A lecitina de soja ajuda a estabilizar emulsões, por isso que é bastante utilizada. Mas, nem sempre dá certo ou o sabor fica bom, tem que tomar cuidado.

07/11/2011 at 15:38 / Pi / Write:

Dá pra eu usar SÓ o amido de milho em substituição ao ovo em um bolo, por exemplo? Pq eu to só com farinha de chia… e como ela é escura, não dá pra fazer bolo de maracujá sem comprometer a cor =(

09/11/2011 at 13:21 / Naa / Write:

Olá Pi!

Então, na realidade, depende muito. Quando o bolo depende de claras em neve ou gema bem batida para crescer e dar liga/ponto, não dá para substituir pelo amido de milho.. Na época em que escrevi esse post eu me esqueci desse detalhe e preciso mudar essa informação!
Quanto a fazer o bolo com a farinha de chiá: se você não se importar de comprometer a cor, use sem medo! Se não, misture com farinha de trigo.
Nunca utilizei a farinha de chiá, por isso também não sei te dizer se esta farinha dá uma estrutura legal para um bolo. Só testando para saber :)

27/04/2012 at 8:52 / Ana Lúcia / Write:

Oi Nathália,
Já usei a farinha de linhaça e fica muito bom mesmo. Só uma observação: usar a linhaça dourada para não escurecer tanto a receita.

bjs

02/09/2012 at 18:37 / Léo Veg / Write:

Olá galera

Sou novo nesse ramo de cozinha, e tento cozinhar desde q me tornei vegetariano. Gostaria muito de parar com o leite e os ovos…acho q consigo (contanto q minha mãe não compre coisas gostosas feitas com leite…kkk) ..eu trabalho numa loja de produtos naturais e gostei da dica…ja tinha ouvido falar de dar liga com linhaça…mas não tentei ainda;;
um grande bjo

tmais

02/09/2012 at 18:39 / Leo Veg / Write:

sou eu dnovo…..agora q li o comentario da Ana Lúcia, sobre linhaça dourada…..melhor ainda, porq se eu fosse fazer algum bolo mais claro seria pessimo umas sementes escuras….mas como sou fanatico por chocolate, acho q vai ficar bom

24/11/2012 at 19:51 / Jane / Write:

Ótimas dicas, vou tentar fazer pão com a linhaça depois te dou um retorno se ficou bom, gostaria que você me mandasse algumas receitas, beijos fico esperando sua resposta. Deus te abençoe.

12/01/2013 at 9:27 / Ademir / Write:

O difícil é substituir ovos na alimentação!

18/04/2013 at 12:39 / nomeGLORIA / Write:

eu adorei as dicas, muito obrigada.

06/05/2013 at 18:18 / Nelson / Write:

O ovo é usado em bolos também para dar elasticidade em massas com recheio e evitar que fique “esfarelento”. Em quibes, hambúgueres e massas salgadas é mais pela liga. Sou ovo-lacto, mas quando preparo para amigos veganos uso sempre o “grude de pipa”, feito com água e polvilho doce. Certamente uma das coisas mais colantes que se possa usar. Uso 2 colheres bem cheias para uma xícara de água e levo ao fogo até ficar transparente. Uma receita dessa substitui 4 ovos, no caso dos fritos ainda adiciono mais 1 colher de polvilho depois do grude frio. Se a receita de bolo separa as claras das gemas, para cada gema uso 1 colher de chá de creme vegetal e para cada clara em neve uso 1 xícara de café menos 1 dedo desse grude com uma “pontinha” de emulsificante. Acreditem, dá certo e não altera em nada o sabor.

12/07/2013 at 13:11 / nome maria cristina simioni / Write:

muito interessante, substituição com banana eu não conhecia.Legal! Cris

01/10/2013 at 12:37 / Carla / Write:

Só um reparo. Farinha de linhaça é linhaça moída. Chia é algo totalmente diferente.

10/05/2014 at 21:08 / Fran / Write:

Como eu posso substituir os ovos no omelete?

Send me a message