Oi gente, tudo bem? Aqui é a Chubby 🙂
Como prometido: venho mostrar para vocês como fazer um bolo vegano de aniversário! Aqui, eu escolhi fazer o bolo de chocolate vegano do último post coberto com uma fantástica ganache de banana caramelizada vegana e recheado com banana caramelizada também. Para ficar mais fácil de compreender como montar o bolo: recomendo você assistir o vídeo do youtube.
Para os fãs de banana: esse é o momento de vocês! E se você é que nem eu, que não curte muito banana, esse bolo merece uma chance. Os sabores intensos do caramelo, chocolate e cacau combinam muito bem com a banana. Ainda tem um toque de conhaque. Quem gosta de sabores mais sérios e fechados, que nem eu, vai amar!
Esse bolo vegano de chocolate e banana caramelizada não é difícil de fazer, é apenas trabalhoso (como qualquer outro bolo recheado). Quando eu falo trabalhoso, é porque você precisa fazer 3 receitas (bolo, cobertura e recheio) e montar o bolo. Isso requer tempo e planejamento. Se é a sua primeira vez fazendo bolo recheado, respeite os tempos de resfriamento e descanso, eles vão te ajudar bastante em obter o melhor resultado final possível. Também vai te ajudar a ter um resultado final melhor e mais certinho. Ah, e não se desanime se não ficar bonito na primeira vez: é normal! Cobrir bolo com espátula requer prática. Tire uma foto do lado mais bonito e tente novamente 🙂
Não vou falar sobre o bolo de chocolate vegano aqui, eu já fiz isso no post anterior (recomendo você ler, tem bastante dicas e informações importantes). Hoje eu vou falar sobre ganache, o creme de chocolate mais fácil, coringa e básico da confeitaria:
Há muito tempo atrás, fiz um post sobre ganache de chocolate vegana aqui no blog. Se você ler o post, você vai ver que eu falo que a ganache é feita com creme de leite. No nosso caso: alguma versão vegetal de creme de leite (Aqui no blog eu ensinei como fazer o de castanha de cajú).
Lembram que eu comentei que a maionese é a emulsão básica da cozinha?
A ganache é a emulsão mais básica da confeitaria. Pensando que a ganache é uma emulsão estável – uma mistura homogênea dos líquidos que não gostam de ficar juntos, no caso: água e gordura – é possível chegar na conclusão: é possível fazer ganache de chocolate com qualquer tipo de ingrediente líquido. Só que, dependendo do ingrediente escolhido, você pode ter alterações de textura, estabilidade e brilho.
Aqui, em vez de utilizar algum creme de leite vegetal, usei as bananas caramelizadas para poder montar a ganache de banana caramelizada vegana. O resultado final é fantástico! Fica macio, fácil de trabalhar, com boa estrutura e a parte sensorial chega a ser rídicula de tão boa que fica. Você consegue sentir o sabor do chocolate, seguido do caramelo e no final um aftertaste de banana-passa. Se você utilizar um bom chocolate: o sabor é bastante duradouro e recobre a boca inteira.
Se você quiser aprender mais sobre ganaches: eu falo bastante sobre esse assunto no meu curso online de confeitaria vegana teórica, ao vivo, pelo zoom. Você pode encontrar mais informações aqui.
Também escolhi a banana caramelizada como base dessa ganache vegana para ficar mais barato, fácil de fazer e acessível.
Recomendo você fazer essa ganache vegana no mixer de mão ou processador, para um melhor resultado. E use um chocolate 60% (falo sobre a importância da porcentagem de chocolate no post da ganache vegana, o link está ali em cima).
Enfim! Já falei bastante aqui, bora começar a fazer esse bolo vegano de festa fantástico! E pensar que tudo começou com uma maionese vegana de aquafaba… hahaha
xícara = 240ml / colher sopa = 15ml / colher chá = 5ml
Bolo vegano de chocolate:
Ingredientes – banana caramelizada:
Modo de preparo:
1. Higienize, descasque e pique as bananas. Gosto de deixar uns pedaços maiores e outros menores.
2. Em uma panela de fundo grosso, coloque o açúcar e cozinhe em fogo alto até começar a caramelizar.
3. Quando o caramelo chegar no tom desejado, abaixe o fogo para médio e adicione as bananas. Tampe e cozinhe por 5 minutos, mexendo de vez em quando.
4. Desligue o fogo e adicione o sal. Mexa bem.
6. Aguarde resfriar para misturar o conhaque ou rum.
5. Você deve obter cerca de 420g.
Ingredientes – Ganache de banana caramelizada:
Modo de preparo:
1. Derreta o chocolate, cuidado para não queimá-lo.
2. Processe a banana e o conhaque/rum rapidamente, apenas até você obter uma pasta.
3. Adicione o chocolate e continue processando, até você obter uma pasta bem cremosa e bonita. Se estiver muito pesado, adicione a água/leite vegetal, aos poucos, só para ajudar a bater.
4. Deixe descansar por 12h antes de usar.
Finalização – Montagem:
Modo de preparo:
1. Novamente: recomendo você assistir o vídeo, vai ser mais fácil de compreender a montagem.
2. Corte o topo do bolo, já aproveite e coma tudinho (ou você pode congelar para depois, se quiser).
3. Escolha o prato onde o bolo será servido e coloque um pouquinho de ganache bem no centro, posicione o bolo em cima.
4. Umedeça o bolo com 1/3 da calda.
5. Com o auxílio de um saco de confeitar e o bico perlê 2A, faça uma cinta de ganache na borda do bolo. Espalhe o recheio de banana.
6. Coloque a próxima camada de bolo e repita o processo.
7. Deixe na geladeira por, 3h ou no freezer por 20 minutos.
8. A ganache precisa estar cremosa para você espatular o bolo, se necessário: esquente por alguns segundos no microondas. Cubra o bolo inteiro com metade da ganache e leve à geladeira por 1h ou freezer por 15 minutos.
9. Faça a segunda camada.
10. Finalize o seu bolo como você preferir, eu utilizei granulado de chocolate vegano e alguns detalhes em chocolate.
11. Faça uma bela xícara de chá ou café, se acomode no cantinho mais gostoso da sua casa, corte um pedaço e se delicie!
Rendimento: 14 – 16 fatias bem servidas.
Validade: 03 – 04 dias refrigerado. Não congelar.
Eu usei o cacau em pó e chocolate 60% da chocolife nessa receita, meus seguidores e alunos tem 10% de desconto nas compras online no site da chocolife. Basta utilizar o código CHUBBY. Aproveitem!
Clique aqui para ver as outras receitas com banana aqui do blog 🙂
——————————————————
Quer aprender mais comigo? Venha fazer parte dos meus cursos veganos. A agenda completa está aqui!
As aulas são bem técnicas, dinâmicas, divertidas, algumas são práticas e sempre recheadas de dicas! Vou te explicar toda a parte teórica e química por trás das receitas para que você compreenda o que está acontecendo. Desta maneira, é muito mais fácil fazer com que as receitas funcionem corretamente e tenham a estabilidade ou textura desejada. Confeitaria vegana parece algo difícil mas: não é! Basta ter um pouco de conhecimento, prática e paciência 😉
wordpress theme by initheme.com