Oi, tudo bem? Eu sou a Cassia, colaboradora do blog e hoje trago mais um post com receita para vocês!! Mas antes de tudo, queria agradecer quem me encontrou por aqui e está me acompanhando pelo Instagram reproduzindo os pratos, enviando feedbacks e apoiando meu trabalho de alguma forma! É uma alegria imensa saber que vocês estão gostando!!! Se você não me encontrou por lá, clica aqui!
Agora vamos falar do que a gente mais gosta: COMIDA!!! Assim como o último post da Nathalia (um lindo e delicioso Bolo de Festa), o doce que vou compartilhar com vocês também leva banana! É uma receita que conheci através da faculdade e adorei: é o Poé Banana (ou Banana Po’e), uma sobremesa de fruta típica da região da Polinésia Francesa, naturalmente sem glúten e que por um detalhe não é vegano originalmente! Mas isso eu adaptei e estou animada pra compartilhar com vocês a minha versão sem nenhum ingrediente de origem animal!! Confesso que fiquei encantada com a simplicidade dessa receita e com o quanto podemos ter um doce tão aromático e saboroso! Por sinal, eu sempre fico admirada com as delícias que conseguimos fazer utilizando somente vegetais e isso é um dos meus grandes incentivos na cozinha. Eu adoro me surpreender e ver a reação das pessoas quando provam algo assim!
O Poé remete a um pudim, mas consiste em uma base de purê de fruta, feito com banana, papaia, manga ou abacaxi, aromatizado com baunilha, espessado com farinha de mandioca, assado no forno (originalmente embrulhado em folha de bananeira e cozido em fornos de terra) e finalizado com leite de coco. Vale ressaltar que a referência de pudim aqui é principalmente pela cremosidade resultante da junção das frutas com o espessante (farinha de mandioca) e que a textura da receita feita com a banana, diferente das outras frutas que resultam em cremes espessos, lembra mais um pudim de pão do que o aquele pudim de leite que é bem familiar para nós. Como disse anteriormente, é um preparo simples, mas que surpreende pela junção de sabores e aromas! Apesar da banana e do coco não serem originalmente brasileiros, essas frutas são a cara do nosso país e como o doce leva a farinha de mandioca (essa sim é brasileiríssima), ele pode se ajustar ainda mais aos nossos ingredientes se utilizarmos o extrato de fava de cumaru, uma semente extremamente aromática e deliciosa que pode substituir a baunilha em alguns preparos deixando-os igualmente incríveis! Eu fiz o teste, aprovei e recomendo que você busque saber mais sobre essa delícia nativa do nosso Brasil! Não deixe de ler esse post até o final onde dou algumas dicas importantes sobre esse preparo! ; )
Penso que esse prato é um exemplo de como os polinésios sabem aproveitar seus vegetais elaborando pratos deliciosos e o quanto deveríamos usar isso como inspiração para algumas mudanças de hábitos, onde frutas deveriam fazer mais parte da nossa alimentação, por exemplo. Temos tanta diversidade, tantos alimentos maravilhosos e muitas vezes não damos atenção a eles, especialmente quando não somos vegetarianos – digo isso por experiência própria! O veganismo me fez e me faz pensar de um jeito muito diferente e acho que todos nós deveríamos fazer algumas reflexões sobre o quanto valorizamos e consumimos tudo o que vem da terra! Basta analisar alguns dias de nossa rotina e perceber quais são nossas referências alimentares. Isso é de extrema importância, pois a forma como consumimos é determinante sobre quais alimentos são cultivados hoje e consequentemente, quais alimentos encontraremos amanhã! Vamos pensar mais sobre isso? Acho que essa receita pode ser uma alternativa sobre essa questão de nossas escolhas e referências e quem sabe ela vai estar presente no seu repertório na cozinha ou alguma ocasião especial com a família!? Enfim, quero te incentivar a experimentar, buscar a se abrir para essas novas possibilidades, então, chega de papo e vamos ao que interessa…
Ingredientes:
Modo de preparo:
Dicas e observações importantes:
*QB = Quanto baste
Xícara padrão = 240ml
Rendimento: Serve 6 – 8 pessoas
Validade: 3 dias armazenado em geladeira- não congelar.
Estou ansiosa pra saber se você vai fazer! Por isso, não esqueça de me marcar na redes sociais se você postar!! Até a próxima!
Olá! Sou a Cassia, vegana, cozinheira e colaboradora do Chubby Vegan! Sou graduanda em gastronomia e há 4 anos dedico muita energia no desenvolvimento da culinária a base de plantas com o objetivo de levar informações, referências e comida gostosa a todos que buscam implementar esses hábitos em suas vidas. Quer saber mais sobre mim? Clique aqui 🙂
wordpress theme by initheme.com