Chubby Vegan
  • CURSOS
  • NATHALIA SOARES
  • COLABORADORAS
  • BLOG
  • ENTRE EM CONTATO

Um surpreendente pão de arroz vegano e sem glúten

14/09/2023No commentsChu

Este pão de arroz eu vi lá no site do Prato Fundo há alguns meses atrás e fiquei morrendo de vontade (e curiosidade) para fazer. Na época eu estava fazendo alguns testes de bolo de arroz, utilizando também a mesma ideia de preparo (que envolve lavar e deixar o arroz cru de molho por algumas horas), e eu gostei muito da textura/sabor que obtive na época.

Por isso, na hora que ele postou: eu tinha quase certeza de que era uma receita de pão vegano, sem glúten e com ingredientes relativamente fáceis de encontrar que ficaria boa. Já fiz alguns pães veganos sem glúten antes que a textura e sabor não me agradaram ou as farinhas utilizadas eram indigestas para mim (infelizmente meu organismo não lida bem com farinhas de grãos crus e farinha de arroz integral).

Mais um motivo pelo qual a receita me interessou é porque costumo cozinhar o meu arroz utilizando esta mesma técnica (lavar e deixar de molho antes de cozinhar), isso melhora bastante a textura e facilita imensamente o cozimento. Aprendi isso com uma japonesa em algum vídeo no youtube, irei ficar devendo a fonte porque não me recordo quem foi.

Enfim, alguns fatores me chamaram a atenção nesta receita rs

O Vitor foi ótimo e já fez muitos testes para responder as perguntas mais óbvias, por isso: leiam o post dele. Com todas as dicas dele, eu acabei reproduzindo a receita apenas 2 vezes antes de postar pois eu queria incluir o psyllium. Acredito que este ingrediente a maior parte das pessoas não terão em casa, mas vale a pena caso você pretenda fazer este pão regularmente.

O que é o psyllium?

Se você não conhece: o psyllium é uma fibra que não tem sabor ou aroma e substitui ovos em alguns casos nas receitas 100% vegetais e, principalmente, veganas e sem glúten. Esta fibra é obtida da casca da semente da erva Plantago Ovata. Há muito tempo é utilizada como suplemento alimentar ou laxante.

Em 2015, se não me engano, substitui a linhaça pelo psyllium em um bolo que eu fazia e me surpreendi com o resultado. Foi uma dessas descobertas que aconteceram ao acaso, por falta de um ingrediente e a urgência de continuar o fluxograma de produção das encomendas que eu atendia.

Fiz muitos testes com o psyllium e posso dizer que é um ótimo espessante. Quando hidratado e adicionado na quantidade correta nas receitas, irá proporcionar uma textura esponjosa e macia. Em excesso pode deixar uma textura pegajosa e densa.

Hoje em dia não é mais um ingrediente caro ou difícil de encontrar, em lojas físicas ou online que vendem produtos naturais ou a granel sempre tem. É muito leve, por tanto: não compre quantidades grandes caso você não pretenda utilizar regularmente. É possível encontrar na versão em fibras ou em pó (ambas funcionam bem).

Um dos motivos pelo qual eu queria fazer a alteração e adicionar o psyllium na formulação original é porque o Vitor disse no post dele que este é um pão que não envelhece muito bem já que perde muita umidade e acaba ficando seco/esfarelando. Isso faz muito sentido em receitas que são veganas e sem glúten, é um comportamento normal das farinhas sem glúten como um geral.

O psyllium é um ótimo ingrediente para ajudar a manter a umidade dentro de produtos assados veganos sem glúten e, no final das contas, ainda adiciona um pouco de fibras (o que é ótimo, já que este é um pão feito apenas com arroz branco). Porém: a quantidade que eu coloquei nesta receita não é grande e, por tanto, não aumenta de maneira expressiva a quantidade de fibras, ok?

Imagem retirada do google images

Para finalizar: cuidado com o seu liquidificador. Bater arroz cru, mesmo que seja hidratado, vai forçar bastante o motor do seu eletrodoméstico. Por tanto: faça em partes e, se você sentir que está esquentando muito ou com cheiro de queimado, pare imediatamente e aguarde o motor esfriar antes de continuar.

Não achei que é um pão que tem o visual mais bonito do mundo, mas é um pão de arroz vegano e sem glúten muito bom! Pessoalmente eu gostei muito do método de preparo que é relativamente simples, fica pronto rápido, tem uma boa textura, sabor, aroma, custo, quem provou gostou e com certeza é uma receita que entrou para o repertório de receitas do meu dia-a-dia. Vale muito a pena fazer 🙂

Um surpreendente pão de arroz vegano e sem glúten

Ingredientes:

  • 450g de arroz branco (cru, grão longo polido, agulha)
  • 350g de água filtrada
  • 60g de óleo de girassol
  • 30g do açúcar da sua preferência
  • 10g de fermento biológico seco instantâneo
  • 10g de sal
  • 5g de psyllium em fibra ou pó
  • Q.b de semente de girassol crua (ou qualquer outra semente/castanha, opcional)

Modo de preparo:

  1. Lave rapidamente o arroz e cubra com água por, pelo menos, 2h.
  2. Forre uma forma retangular (20cm x 10cm x 9cm) com papel dover. Precisa ser o papel dover. Não adianta usar papel manteiga comum ou untar a forma (mesmo que seja anti-aderente) da maneira que for porque pode grudar ou soltar resíduo de material anti-aderente no pão.
  3. Escorrer o arroz.
  4. O Vitor recomenda pesar o arroz após ficar na água por 2h, deve ter absorvido cerca de 120g de água (eu não pesei).
  5. Coloque no liquidificador o arroz hidratado, a água, o óleo, o açúcar e o sal. Um detalhe importante desta receita é que é necessário utilizar um liquidificador mais potente ou você pode estragar o seu equipamento já que a massa fica bem viscosa.
  6. Bater por 1 minuto e adicione o fermento.
  7. Continue batendo até que a massa fique bem lisa – com a menor granulometria possível – até atingir 35C.
  8. Adicione o psyllium e continue batendo até atingir 40C. A temperatura é importante nesta receita porque influencia a fermentação.
  9. Transferir a massa para a forma e, se quiser, cubra com a semente de girassol crua.
  10. Deixe o pão fermentar até que dobre de volume (cerca de 20 – 30 minutos). Deve ficar cerca de 2 – 3 dedos abaixo da borda da forma, este detalhe é importante já que o pão cresce muito dentro do forno.
  11. Enquanto o pão fermenta, pré-aqueça o forno: 180C para forno caseiro comum ou 165C para forno de convecção (velocidade 3 ou 4).
  12. Borrife a superfície do pão com água e leve para assar por 35 – 45 minutos.
  13. Estará pronto quando ficar dourado e atingir uma temperatura interna de 95C.
  14. Coloque o pão para resfriar imediatamente em uma grade, não deixe esfriar na forma.
  15. Confira aqui um vídeo com o método de preparo: instagram, tiktok ou shorts.

Rendimento: 14 – 15 fatias.
Validade: 03 dias em temperatura ambiente / não testei como fica após congelar.

Clique aqui para conferir receitas de pães que já foram postadas no blog 🙂

——————————————————

Quer aprender mais comigo? Venha fazer parte dos meus cursos online veganos.

Obtenha mais informações sobre curso de pão de melado aqui e sobre o curso de panetones aqui!

As aulas são bem técnicas, dinâmicas, divertidas, algumas são práticas e sempre recheadas de dicas! Vou te explicar toda a parte teórica e química por trás das receitas para que você compreenda o que está acontecendo. Desta maneira, é muito mais fácil fazer com que as receitas funcionem corretamente e tenham a estabilidade ou textura desejada. Confeitaria e padaria vegana pode parece algo difícil mas: não é! Basta ter um pouco de conhecimento, prática e treinar 😉

wordpress theme by initheme.com

Post Anterior Pão vegano super fácil e barato de frigideira (naan) Proximo Post Mousse super leve de limão vegana, low carb e proteica

Pesquisar:

Categorias:

Facebook:

Facebook Pagelike Widget

Tags:

alho amendoim Amêndoas arroz aveia azeite de oliva batata baunilha bolo Cacau café da manhã canela Castanha de cajú cebola cenoura chocolate coco confeitaria dicas doces Faculdade fácil Italiana laranja leite vegetal limão manjericão orégano pimenta prático pts pão queijo vegetal receita receitas fáceis rápido saudável Sem açúcar sem glúten soja tofu tomate técnicas básicas Viagem óleo de coco

Hospedado Por

OwnServer Internet Service

Todos as fotos e conteúdos postados são de minha autoria e protegidas pela lei. © Diamantes