Chubby Vegan
  • CURSOS
  • NATHALIA SOARES
  • COLABORADORAS
  • BLOG
  • ENTRE EM CONTATO

Bolinho de fubá de frigideira

17/08/2020No commentsCassia Batarra

 

Oi! Tudo bem com você? Espero que sim! Se você ainda não me conhece, eu sou a Cassia, colaboradora do blog e este é meu terceiro post por aqui! Já compartilhei com vocês um Gratinado de legumes delicioso e um doce mega fácil de fazer, chamado Cobbler! Se você não viu, basta clicar nos nomes pra abrir o link! 😉 Já me segue lá no insta? Não? Então, clica aqui e resolve isso!

Hoje trago outra receita muito prática, acessível, que sempre me salva quando estou com pouco tempo para cozinhar e que meu filho ama – já fica a dica pra você que tem criança em casa!! É um bolinho de fubá de frigideira perfeito pra qualquer refeição, ótimo pra variar o cardápio do cotidiano ou até mesmo como petisco num happy hour! São deliciosos e combinam com vários molhos como barbecue, ketchup ou maionese. Aqui em casa cada um tem uma combinação favorita então, o jeito é experimentar e encontrar a sua predileta! 

Eu amo comida frita (e quem não ama, me diz!), mas evito fazer fritura em imersão em casa e fiz esse bolinho num dia em que queria algo do tipo, mas sem usar muito óleo e cheguei nessa receita a qual uso azeite para fritá-los – eu recomento o uso dele, mas você pode usar qualquer óleo vegetal assim como o óleo de coco (sem sabor de preferência). Por conta desse processo na frigideira ele não fica com um formato tão bolotinha de bolinho, mas eu gosto de chamar ele assim da mesma forma! Rsrs A verdade é que essa massa é super versátil e lá no final te dou uma dica se você não quiser fazer bolinhos como os das fotos!!

foto: Cassia Batarra

Aproveitando que essa receita leva o fubá, vou comentar algo importante em relação a esse ingrediente! Existem variações entre as farinhas de milho e nessa receita utilizei uma orgânica a qual não é igual ao fubá mimoso do mercado, mas se você só tiver esse tipo pode usar que também vai dar certo. Porém, recomendo que você consuma, sempre que possível, a farinha orgânica e procedentes de pequenos produtores/cooperativas. Além de mais saudável, você estimula a produção e a comercialização de comida de verdade e que faz bem para todos envolvidos desde o campo até a mesa! Praticamente todo produto feito de milho que você encontra nos mercados, são provenientes de sementes transgênicas atoladas de agrotóxicos! Sei que muitas vezes acabamos consumindo esses produtos, por isso, acho tão importante salientar que precisamos estimular a produção dos orgânicos e apoiar os pequenos produtores que resistem produzindo comida de sementes saudáveis e sem veneno. Através das nossas escolhas sobre o que consumimos podemos contribuir para muitas mudanças no mundo!! Busque consumir o máximo de orgânicos possível, sempre! 

foto: Cassia Batarra

Bolinho de fubá de frigideira

Ingredientes:

  • 1 xícara de farinha de milho (fubá) (140g)
  • ½ xícara de farinha de trigo (90g)
  • 1 xícara de água (240ml)
  • 1/2 cebola picada em brunoise (cubos pequenos) (70g)
  • 1 xícara de chuchu ralado OU abobrinha italiana (usei chuchu) (140g)
  • 1 xícara de cenoura ralada (100g)
  • 1/4 de xícara de azeitonas picadas e sem caroço (30g)
  • 1 colher (sopa) de azeite + QB* para fritar (14g + QB)
  • 1/2 colher (sopa) de vinagre (usei de vinho branco) (7g)
  • 1 e 1/2 colher (chá) de sal marinho (5g)
  • 1 colher (chá) de fermento químico (6g)
  • 1/2 colher (chá) de alho em pó (3g)
  • Pitada de cúrcuma em pó
  • Pimenta do reino a gosto
  • Salsinha fresca a gosto

foto: Cassia Batarra

Modo de preparo:

  1. Higienize os legumes. Corte a cebola e a salsinha, rale a cenoura e o chuchu (ou a abobrinha) e reserve.
  2. Em uma tigela misture as farinhas, o sal, o alho em pó, a cúrcuma e a pimenta do reino.  
  3. Adicione a água, o azeite, o vinagre e misture bem para que fique homogêneo.
  4. Misture todos os outros ingredientes na massa, exceto o fermento.
  5. Por último, adicione o fermento misturando delicadamente.
  6. Aqueça uma frigideira, coloque um fio generoso de azeite e com uma colher (de sopa de refeição, não a medidora) vá colocando a massa para fazer os bolinhos. Para cada bolinho 1 colher de massa basta e o segredo aqui é, além da frigideira estar quente, colocar a massa bem devagar para que ela não escorra rápido e ganhe forma. Atenção nesse passo: faça o processo de cocção controlando o fogo para manter a frigideira quente, mas não demais, para que os bolinhos não queimem por fora e fiquem crus por dentro. Na dúvida, prefira sempre o fogo mais baixo e utilize uma tampa, se for o caso.
  7. Com a ajuda de uma espátula, vire os bolinhos assim que se soltarem da frigideira e retire assim que estiverem dourados dos dois lados. Repita o processo até terminar toda massa e sirva a seguir!

Também preparei um vídeo para que você possa entender melhor sobre a textura da massa! Ele está lá no meu IGTV e para assistir, clique aqui! 

Dicas:

  • O tamanho dos cortes dos vegetais é bastante importante para que seus bolinhos tenham proporções certas. Eu recomendo que você corte a abobrinha ou o chuchu e a cenoura na longitudinal em duas ou quarto partes para depois passar pelo ralo grosso. Assim o comprimento deles ficará menor e não sairão pelas laterais dos bolinhos.
  • Está com pressa ou sem paciência de fazer os bolinhos? Faça panquecas! Nesse caso, para ter um bom resultado, abaixe o fogo da frigideira após colocar a massa e tampe para que ela cozinhe corretamente e não queime no fundo.
  • Sobrou bolinhos? Congele-os! Ter comida pronta e congelada é a salvação para dias corridos. Para consumir, basta deixar descongelar na geladeira de um dia para o outro e esquentar na frigideira ou no micro-ondas! Não deu tempo de tirar do congelador com antecedência? Não tem problema! Pule esse passo e vá direto para a frigideira ou micro-ondas – a diferença é que você vai precisar de mais tempo e temperaturas mais baixas para fazer o processo de descongelamento e aquecimento corretamente!

foto: Cassia Batarra

*QB = Quanto baste

Xícara padrão = 240ml

Rendimento: aproximadamente 25 bolinhos.

Validade: 3 dias armazenado em geladeira e até 3 meses no congelador.

Se você reproduzir essa receita e postar nas suas redes sociais, não esquece de me marcar pra que eu possa ver e saber se você gostou!! Seu feedback é muito importante para mim! : )

 

——————————————————

Olá! Sou a Cassia, vegana, cozinheira e colaboradora do Chubby Vegan! Sou graduanda em gastronomia e há 4 anos dedico muita energia no desenvolvimento da culinária a base de plantas com o objetivo de levar informações, referências e comida gostosa a todos que buscam implementar esses hábitos em suas vidas. Quer saber mais sobre mim? Clique aqui 🙂

wordpress theme by initheme.com

Post Anterior Bolo de cacau com laranja vegano (e maionese?!) Proximo Post Bolo de Festa Vegano (banana, caramelo e chocolate)

Pesquisar:

Categorias:

Facebook:

Facebook Pagelike Widget

Tags:

alho Amêndoas arroz aveia azeite de oliva banana batata baunilha bolo Cacau café da manhã canela Castanha de cajú cebola cenoura chocolate coco confeitaria dicas doces Faculdade fácil Italiana leite vegetal limão manjericão massas molho orégano pimenta prático pts pão queijo vegetal receita rápido saudável Sem açúcar sem glúten soja tofu tomate técnicas básicas Viagem óleo de coco

Hospedado Por

OwnServer Internet Service

Todos as fotos e conteúdos postados são de minha autoria e protegidas pela lei. © Diamantes