Chubby Vegan
  • CURSOS
  • NATHALIA SOARES
  • COLABORADORAS
  • BLOG
  • ENTRE EM CONTATO

Gratinado de legumes

16/07/2020No commentsCassia Batarra

Oi, tudo bem? Meu nome é Cassia e sou a nova colaboradora do blog! Gosto de comida colorida, saudável e de receitas práticas! Adoro o universo de sabores e diversidade dos vegetais, da diversão na cozinha e do quanto podemos transformar nosso mundo através da alimentação! Espero poder te ajudar na transição ao veganismo e a diversificar seu cardápio com as opções que trarei aqui!

Estou muito feliz e agradecida por esse espaço que a Nathalia, profissional e minha professora que tanto admiro, me concedeu! Na cozinha nunca paramos de evoluir e quero compartilhar com você minhas receitas, os pratos que fazem parte da minha rotina, alguns aprendizados e dicas para refeições do cotidiano ou ocasiões especiais, além de doces para alegrar a vida!

Me acompanhe mais de perto pelo Instagram! Lá você vai encontrar, além de comida (é claro! rsrs), algumas reflexões e ficar por dentro dos meus projetos e de novidades! Quero te conhecer também, então não deixe de escrever nos comentários se você é vegetariano/vegano, seus pratos favoritos, como é sua relação com a cozinha, quais suas dificuldades e o tipo de conteúdo você gostaria de ver por aqui! Será um prazer saber com quem estou conversando e se você reproduzir essa receita e postar, não esquece de me marcar lá no insta pra que eu possa saber e ver seu prato – vou amar!!! Ter um feedback seu é muito importante para o meu trabalho! : )

foto: Cassia Batarra

Para começar minhas postagens, trago essa receita a qual surpreendeu todos que experimentaram e que se tornou uma paixão para mim, pois além de ser deliciosa, cheia de texturas e cremosidade, ela representa bem o quanto conseguimos fazer pratos incríveis sem utilizar nenhum produto de origem animal, como leite e seus derivados, tão comuns nesse preparo em suas versões tradicionais. Através de algumas técnicas é possível transformar os vegetais em protagonistas do prato, aproveitando ao máximo tudo o que eles podem nos oferecer e construindo uma nova relação com os alimentos! É testando que aprendemos a preparar refeições veganas incríveis e assim vamos nos encantando (e se deliciando) com tantas possibilidades!

Esse gratinado de legumes pode ser feito de forma bem intuitiva, substituindo ingredientes e adequando aos produtos mais acessíveis a sua realidade! Experimente versões que levam brócolis, alho-poró, cogumelos, abobrinha, cenoura, leguminosas como ervilha ou grão-de-bico e o que mais sua criatividade permitir! Nesse caso, lembre-se de considerar a textura, o sabor e o tempo de cozimento de cada ingrediente escolhido para compor o prato, combinando com as técnicas certas e os temperos que serão aplicados no preparo!

foto: Cassia Batarra
foto: Cassia Batarra

Acho perfeito para os dias mais frios, tanto no almoço como no jantar, pode facilmente ser o prato principal da refeição. Sugiro que ele seja servido com uma salada ou ainda com algum hambúrguer (vegano, é claro!). Também pode ser preparado em pequenas porções individuais em ramequins e fazer uma linda apresentação em alguma ocasião especial! Não deixe de ler até o final onde compartilho algumas dicas sobre essa receita!

foto: Cassia Batarra

Gratinado de legumes

Ingredientes – legumes:

  • 600g palmito pupunha fresco
  • 4 batatas inglesas (500g)
  • 1/2 couve-flor (400g)
  • 1 cebola (100g)
  • 1 colher (chá) de sal marinho (3g)
  • QB* de azeite

Ingredientes – molho:

  • 200g tofu firme
  • 1/2 xícara de castanha de caju crua e sem sal (70g)
  • 1 1/2 xícara de água filtrada
  • 2 dentes de alho
  • 2 colheres (sopa) de levedura nutricional em flocos (nutritional yeast) (10g)
  • 1 colher (sopa) de polvilho azedo (9g)
  • 1 colher (chá) de sal marinho (3g)
  • 1/2 colher (sopa) de azeite (7g)
  • 1/2 colher (chá) de cúrcuma em pó (3g)
  • Pimenta-do-reino a gosto (opcional)
  • Noz moscada a gosto (opcional)

Modo de preparo:

  1. Coloque as castanhas de caju em uma tigela, cubra com água fervente para hidratá-las e deixe de molho por 10 minutos.
  2. Higienize os legumes, descasque as batatas, a cebola e o alho.
  3. Corte as batatas e o palmito em rodelas de 1,5cm, os floretes da couve-flor de forma que fiquem com tamanhos parecidos, a cebola em cubos de 1cm, o alho em fatias finas e reserve-os.
  4. Escorra e lave as castanhas em água corrente, coloque-as em um liquidificador com 1 xícara de água e bata por 2 minutos. Adicione o tofu, mais 1/2 xícara de água e bata novamente até ficar um creme liso. Adicione o sal, a cúrcuma, o polvilho, o azeite, pitada de noz moscada, a levedura nutricional e bata mais um pouco.
  5. Esquente uma frigideira, coloque um fio de azeite e o alho fatiado. Desligue o fogo assim que começar a dourar, adicione o alho frito ao molho no liquidificador, bata novamente e reserve.
  6. Pré-aqueça o forno em 180C – 200C.
  7. Coloque a água em uma panela (onde cozinharão as batatas e a couve-flor separadamente) e leve ao fogo para ferver.
  8. Distribua as fatias do palmito, na frigideira já aquecida com fio de azeite, de forma que não fiquem sobrepostas. Tempere com uma pitada de sal e vire as fatias quando estiverem grelhadas por igual. Retire quando estiverem bem douradas e reserve.
  9. Refogue a cebola com fio de azeite e reserve.
  10. Quando a água ferver, adicione 1 colher (chá) de sal e coloque as batatas. Cozinhe por alguns minutos e retire-as assim que estiverem al dente (macias ao espetar um garfo, mas sem desmanchar). Retire as batatas, sem desprezar a água, reserve-as e cozinhe a couve-flor até ficarem al dente. Cuidado aqui, pois as batatas e a couve-flor não podem ficar moles – elas cozinham em poucos minutos, por isso, não descuide da panela!
  11. Unte um refratário (usei um de 24x30cm) com azeite ou outro óleo vegetal e disponha os legumes intercalando-os de forma que fiquem ligeiramente inclinados. Jogue a cebola refogada por cima dos legumes, adicione uma pitada de sal, pimenta-do-reino e distribua o molho por cima de tudo. Se desejar, salpique algum queijo vegetal ou oleaginosa ralada de sua preferência e leve ao forno por 15-20 minutos.
  12. Após esse tempo o molho terá encorpado e o gratinado estará pronto, mas se quiser mais corado e seu forno tiver grill, basta deixar por mais 5 minutos com essa função ligada. Retire do forno e sirva!

Espero que você goste dessa receita e explore todas suas possibilidades! Se quiser ver o preparo desse gratinado, clique aqui para assistir ao vídeo que está lá no meu IGTV!

Dicas:

  • Se você gosta de um gratinado bem cremoso, duplique os ingredientes do molho.
  • Para um molho mais espesso, utilize 2 colheres (sopa) de polvilho azedo e aumente 1/4 xícara de água.
  • Se quiser ou precisar substituir o tofu na receita, basta utilizar o dobro de castanhas de caju ou inhame cozido.
  • A levedura nutricional traz o sabor umami, lembra queijo e não há um substituto específico para ela, mas caso você não tenha, recomendo aumentar um pouco os temperos. O resultado sem a levedura será ótimo também!

*QB = Quanto baste
Xícara padrão = 240ml

Rendimento: Serve 6 pessoas.
Validade: até 3 dias armazenado em geladeira. Não congelar.

Nos vemos na próxima receita! Um abraço e até mais!

foto: Cassia Batarra

——————————————————

Olá! Sou a Cassia, vegana, cozinheira e colaboradora do Chubby Vegan! Sou graduanda em gastronomia e há 4 anos dedico muita energia no desenvolvimento da culinária a base de plantas com o objetivo de levar informações, referências e comida gostosa a todos que buscam implementar esses hábitos em suas vidas. Quer saber mais sobre mim? Clique aqui 🙂

wordpress theme by initheme.com

Post Anterior Cheesecake de amendoim e pipoca (sem glúten) Proximo Post Maionese vegana de aquafaba

Pesquisar:

Categorias:

Facebook:

Facebook Pagelike Widget

Tags:

alho amendoim Amêndoas arroz aveia azeite de oliva banana batata baunilha bolo Cacau café da manhã canela Castanha de cajú cebola cenoura chocolate coco confeitaria dicas doces Faculdade fácil Italiana laranja leite vegetal limão manjericão molho orégano pimenta prático pts pão queijo vegetal receita rápido saudável sem glúten soja tofu tomate técnicas básicas Viagem óleo de coco

Hospedado Por

OwnServer Internet Service

Todos as fotos e conteúdos postados são de minha autoria e protegidas pela lei. © Diamantes