Oi gente! Tudo bem? Aqui é a Chubby!
Em 2013 eu postei uma receita de bolo de chocolate vegano aqui no blog e coloquei seguinte título: o melhor bolo vegano de chocolate do mundo! Fiz essa escolha por ser um bolo que me traz lembranças da minha infância.
Agora, alguns anos depois, decidi fazer novamente. Quero mostrar para vocês que é possível brincar com as receitas, desde que você compreenda o que você está fazendo.
Essa receita de bolo de chocolate vegano foi recalculada e ajustada para um melhor resultado final (comparem os ingredientes da fórmula antiga com essa, houveram várias alterações). Foram 3 testes até chegar nesse resultado (pena que eu não pensei em registrar para compartilhar aqui. Fica para uma próxima oportunidade).
Também decidi dar um up no sabor adicionando raspas de laranja (o que é completamente opcional mas, altamente recomendado).
Uma das mudanças na receita foi a substituição do óleo pela maionese de aquafaba, que postei aqui no blog há alguns dias atrás. Calma! Não me julgue assim não! Tenho bons motivos para isso. Continue lendo que eu vou explicar 😉
Quer aprender comigo? Venha fazer a minha aula de confeitaria vegana teórica, ao vivo, pelo zoom. Nessa aula eu falo muito sobre a parte técnica e teórica da confeitaria vegana. O meu objetivo é fazer você entender os seus resultados e analisar melhor suas receitas. Mais informações aqui!
A maionese é basicamente composta de gordura (no caso: óleo) e água. Então, é uma maneira de diminuir a quantidade de óleo da receita e, consequentemente, as calorias também. Mas, isso não significa que é saudável e você pode se alimentar só desse bolo, tá?
Falando especificamente da maionese de aquafaba aqui do blog: é composta por 57% de óleo (os 43% restantes são os outros ingredientes). Assim sendo, se você substituir o óleo pela maionese: você irá diminuir em 43% a quantidade de óleo do bolo e, consequentemente, as calorias.
As características sensoriais do bolo vegano de chocolate ficam bem diferentes com o óleo ou a maionese de aquafaba.
Aqui eu continuo falando especificamente da maionese de aquafaba do blog: ela é composta por apenas 57% de óleo. Isso faz com que o bolo fique um pouco mais seco. Por isso, decidi não utilizar farinha integral nessa versão.
Outro ponto importante: a maionese contém ingredientes ácidos (vinagre e limão). Isso significa que vai interagir com o fermento, o que vai deixar o seu bolo bem fofinho! Também vai deixar a cor do cacau mais intensa.
Quem quiser fazer o bolo com óleo ou outras maioneses: é só usar a mesma quantidade indicada aqui na receita. E, se possível compartilhem aqui com a gente. Vai ser muito legal acompanhar os diferentes resultados obtidos 🙂
O método de preparo sofreu algumas pequenas alterações também, eu queria deixar a receita mais prática e com um resultado final mais leve e aerado.
Quem gosta de bolos mais doces pode trocar o cacau em pó puro por cacau em pó com açúcar na composição. Não recomendo achocolatados (que tem muito açúcar e basicamente quase nada de cacau na composição. Isso vai deixar o seu bolo com uma cor mais clara, extremamente doce e pode ficar duro).
Sempre que eu faço meus bolos com cacau em pó, gosto de usar açúcar mascavo. Gosto muito do perfil de sabor. Decidi misturar com um pouco de açúcar cristal apenas para alcançar o nível dulçor que eu gosto. Fique à vontade para brincar com os tipos de açúcar até que você encontrar o seu resultado preferido!
Eu usei o cacau em pó da chocolife nessa receita, meus seguidores e alunos tem 10% de desconto nas compras online no site da chocolife. Basta utilizar o código CHUBBY. Aproveitem!
Depois de pensar, calcular e analisar tudo isso: obtive como resultado final um bolo vegano de chocolate bem fofinho, macio, com um perfil de sabor mediano (em relação ao dulçor), cor intensa de cacau, com um tchananans extra da laranja e que é bem fácil de fazer. Ficou super gostoso, comi dois pedaços de uma vez só! E acompanha muito bem uma xícara de café ou chá ♥
Para finalizar: decidi refazer esse bolo porque uma seguidora do meu canal do youtube pediu por bolo de chocolate vegano e me veio essa receita em mente! No próximo post, vou mostrar para vocês como fazer um bolo vegano de aniversário fantástico com essa massa. Fiquem de olho!
Ah, não se preocupe quanto ao sabor da maionese: fica imperceptível 😉
xícara = 240ml / colher sopa = 15ml / colher chá = 5ml
Ingredientes líquidos:
Ingredientes secos:
Modo de preparo:
1. Misture a farinha de linhaça, o psyllium e o leite vegetal. Reserve.
2. Pré aqueça o forno em 170°C. Unte e enfarinhe uma forma com furo no meio de 24cm diâmetro.
3. Adicione o açúcar, vinagre e a maionese nos ingredientes líquidos, mexa mexa bem. Para finalizar: adicione as raspas da laranja.
4. Misture e peneire todos os ingredientes secos.
5. Faça uma cova nos ingredientes secos e adicione os líquidos. Mexa bem, com um fouet, até ficar homogêneo.
6. Coloque a massa na forma e leve ao forno por aproximadamente 40 – 45 minutos, ou até que a sua cozinha esteja perfumada com aroma de bolo assado.
7. Retire do forno e aguarde amornar antes de desenformar.
8. Coloque em um prato bonito e polvilhe açúcar de confeiteiro para finalizar, caso você queira. Você também pode usar chocolate derretido, ganache, brigadeiro, geléia de morango ou mirtilo…
9. Seja feliz e devore tudo 😀
Rendimento: 12 pedaços.
Validade: 03 – 05 dias em temperatura ambiente. Guardar em pote tampado.
Clique aqui para ver as outras receitas de bolos aqui do blog 🙂
——————————————————
Quer aprender mais comigo? Venha fazer parte dos meus cursos veganos. A agenda completa está aqui!
As aulas são bem técnicas, dinâmicas, divertidas, algumas são práticas e sempre recheadas de dicas! Vou te explicar toda a parte teórica e química por trás das receitas para que você compreenda o que está acontecendo. Desta maneira, é muito mais fácil fazer com que as receitas funcionem corretamente e tenham a estabilidade ou textura desejada. Confeitaria vegana parece algo difícil mas: não é! Basta ter um pouco de conhecimento, prática e paciência 😉
wordpress theme by initheme.com