Depois de um tempo sem aparecer por aqui: Oi, estou de volta! E sabe se lá por quanto tempo… hahaha
Produzo os conteúdos quando tenho tempo disponível (e paciência também, não é algo tão simples ou fácil quanto parece e eu gostaria).
Hoje eu trouxe para vocês o Naan, esta é uma receita fácil de pão vegano fácil, barato e de frigideira. Para quem está começando a se aventurar no mundo da padaria ou quer ter no repertório uma receita simples de pão caseiro: essa aqui é uma ótima opção!
O naan é um pão muito antigo que – atualmente – é bastante consumido na Índia, Irã, Afeganistão, Ásia central, Indonésia, Malásia, Myanmar e até no Caribe. Ele faz parte da família dos flat-breads (pães achatados). Estes pães são fáceis de fazer e cozinham rapidamente sem a necessidade de utilizar o forno. Já postei aqui no blog outras receitas de flat-breads como: esta receita de sopa de lentilha com chapati e uma prática receita de missi roti que não é fermentada.
Eu conheci o naan enquanto estive estudando gastronomia e, também, em restaurantes de comida indiana. O que me fez virar fã deste pão são algumas de suas características, como: maciez, umidade, flexibilidade e o sabor. É perfeito para comer com qualquer coisa (o meu preferido é sempre acompanhar com algum tipo de curry ou patê).
A receita, em si, é tranquila de fazer e leva poucos ingredientes. Apenas é importante que você asse o pão em uma chapa de ferro (ou frigideira) bem quente para obter um bom resultado. Originalmente este tipo de pão é assado em um tandoor, que basicamente é um forno bem quente. Por isso, para ter um resultado parecido, precisamos reproduzir este calor intenso.
Normalmente o naan contém iogurte de origem animal em sua composição. Aqui eu fiz uma substituição utilizando tofu batido. Para quem está acostumado a comer e conhece bem o naan, já aviso: não vai ficar igual ao original. Mas fica bom e é uma opção. Já que – até o atual momento – não temos bons iogurtes vegetais disponíveis no mercado brasileiro: é que dá para fazer rs
Dependendo da qualidade da farinha de trigo: você pode precisar de uma quantidade maior ou menor. Utilizei uma farinha de trigo comum (tipo 1), que encontramos com facilidade no mercado, quando fiz esta receita.
Comprando os produtos através destes cupons e links eu ganho uma pequena comissão que me ajuda a manter o blog e os conteúdos gerados para o instagram e tiktok 🙂
Ingredientes líquidos:
Modo de preparo:
1. Bata o tofu com o vinagre, a água e açúcar.
2. Amorne em 30C – 34C.
3. Misture o fermento e aguarde até que borbulhe (10 – 15 min).
Ingredientes secos:
Modo de preparo:
Finalização:
Modo de preparo:
Rendimento: 08 porções.
Validade: 03 – 05 dias em temperatura ambiente / Pode ser congelado por até 30 dias, muito bem embalado (-18C).
Clique aqui para conferir receitas de pães que já foram postadas no blog 🙂
——————————————————
Quer aprender mais comigo? Venha fazer parte dos meus cursos online veganos.
Obtenha mais informações sobre curso de pão de melado aqui e sobre o curso de panetones aqui!
As aulas são bem técnicas, dinâmicas, divertidas, algumas são práticas e sempre recheadas de dicas! Vou te explicar toda a parte teórica e química por trás das receitas para que você compreenda o que está acontecendo. Desta maneira, é muito mais fácil fazer com que as receitas funcionem corretamente e tenham a estabilidade ou textura desejada. Confeitaria e padaria vegana pode parece algo difícil mas: não é! Basta ter um pouco de conhecimento, prática e treinar 😉
wordpress theme by initheme.com