Chubby Vegan
  • CURSOS
  • NATHALIA SOARES
  • COLABORADORAS
  • BLOG
  • ENTRE EM CONTATO

Queijo vegetal em conserva de Azeite

08/02/20181 commentChu

Há muuuito tempo atrás, quando eu postei essa receita de beringela recheada com lentilha comentei que estava desenvolvendo um queijo vegetal. A ideia era fazer algo parecido com feta, um queijo grego. Pouco depois deste post acabei deixando o projeto de lado. Lembro que na época eu tinha gostado do resultado mas, ainda faltava acertar algumas coisas para ficar um queijo que realmente lembrasse o feta. Esses dias atrás reencontrei as anotações. No final das contas, não ficou nada parecido com o feta. Mas, é um queijo bem fresco, super gostoso!

Já que não penso mais em comercializar, resolvi dividir a receita com vocês 🙂

Este queijo vegano é bem fácil de fazer, bom para iniciantes ou pessoas que não tem muita intimidade com a cozinha. É só: bater tudo no liquidificador, cozinhar rapidamente para ativar o ágar-ágar (gelatina de algas), colocar para esfriar em uma forma e cortar assim que ficar firme.

Para dar um toque à mais: resolvi fazê-lo em conserva de azeite com ervas. Ficaria muito melhor se eu tivesse utilizado ervas frescas, porém eu não tinha aqui.

Caso você queira fazer a mesma conserva que eu: utilizei alecrim, chimichurri e folha de louro.

O resultado final é um queijo vegano em conserva no azeite de sabor delicado, cremoso e levemente adocicado, devido a presença das amêndoas. Lembra bastante a textura de chèvre mas, sem o característico sabor ácido. Para quem ainda consome ou está fazendo a transição dos queijos animais: seria algo bem próximo de um queijo fresco, gordo e novo. Ideal para petiscar acompanhado de cerveja, vinho e um bom pão ou torradas.

Como sempre: cuidado com o ágar-ágar utilizado. Se não for propício para fins alimentícios o seu queijo pode não endurecer corretamente ou pode ficar com um sabor bem estranho de mar.

O ágar-ágar ideal é branco, fino como talco e com cheiro sutil.

Não pode ser bege, cinza ou marrom e nem ter cheiro forte de mar. As minhas dicas sempre são: não compre à granel. Compre em lojas de produtos orientais (costumo comprar na liberdade, é onde encontro o melhor preço em sp) ou de artigos para confeitaria 😉

Queijo vegetal em conserva de Azeite

Ingredientes:
– 300g de tofu firme (caseiro) ou pressione o tofu com as mãos e separe 1 1/2 xícara chá
– 3/4 xícara (chá) de amêndoas cruas* OU 1/2 xícara (chá) de farinha de amêndoas**
– 1/4 de xícara (chá) de água ou leite vegetal neutro (se necessário)
– 2 colheres (chá) de ágar-ágar refinado em pó
– 2 colheres (sopa) de nutricional yeast (opcional)
– Sal marinho à gosto (usei 1 1/4 colher chá)
– Ervas frescas ou secas, especiarias, pimentas da sua preferência
– Azeite de oliva ou óleo vegetal neutro (ou um mix de ambos)
– Pimenta do reino moída na hora à gosto
– Pote de 600ml ou mais

Modo de preparo:
1. *Se você for utilizar as amêndoas cruas: deixe as amêndoas de molho em água filtrada por 8h ou durante toda a noite em geladeira. Coe, despreze a água e coloque uma nova, somente até cobrir as amêndoas. Leve ao fogo até ferver. Desligue, coe e despreze a água. Aperte as amêndoas para retirar a casca.

2. **Se você for utilizar a farinha de amêndoas, comece a partir deste passo: coloque no liquidificador o tofu, as amêndoas, nutricional yeast, ágar-ágar e o sal. Bata bem, até ficar homogêneo. Se não bater com facilidade, vá adicionando aos pouco 1/4 xícara (chá) de água ou leite vegetal.
3. Transfira o creme para uma panela e leve ao fogo até ferver, cozinhe sem parar de mexer por 5 minutos.

4. Escolha um recipiente para formatar o queijo. A minha sugestão é que seja retangular de 15x12cm (ou um tamanho parecido). Coloque o creme no recipiente untado com azeite e deixe esfriar.

5. Coloque na geladeira por algumas horas antes de cortar, ficará mais fácil.
6. Lave e higienize o pote escolhido.

7. Corte o queijo em cubos e comece a organizá-lo no pote. À cada camada, coloque um pouco dos temperos escolhidos.
8. Por último: complete o pote com o azeite de oliva até o topo.
9. Leve para a geladeira por, pelo menos, 24h antes de consumir.

Rendimento: um montão!
Validade: 07 dias refrigerado
Dica: não jogue fora o azeite da conserva. Utilize-o para temperar saladas ou cozinhar 😉

Veja aqui outras receitas de queijos vegetais já postadas no blog 🙂

——————————————————

Quer aprender mais comigo? Venha fazer parte dos meus cursos veganos. A agenda completa está aqui!

As aulas são bem técnicas, dinâmicas, divertidas, algumas são práticas e sempre recheadas de dicas! Vou te explicar toda a parte teórica e química por trás das receitas para que você compreenda o que está acontecendo. Desta maneira, é muito mais fácil fazer com que as receitas funcionem corretamente e tenham a estabilidade ou textura desejada. Confeitaria vegana parece algo difícil mas: não é! Basta ter um pouco de conhecimento, prática e paciência 😉

wordpress theme by initheme.com

Post Anterior Maionese vegana Proximo Post Dicas de Viagem vegana: São Paulo – Raw Burguer e Guna Vegan

Pesquisar:

Categorias:

Facebook:

Facebook Pagelike Widget

Tags:

alho amendoim Amêndoas arroz aveia azeite de oliva banana batata baunilha bolo Cacau café da manhã canela Castanha de cajú cebola cenoura chocolate coco confeitaria dicas doces Faculdade fácil Italiana laranja leite vegetal limão manjericão molho orégano pimenta prático pts pão queijo vegetal receita rápido saudável sem glúten soja tofu tomate técnicas básicas Viagem óleo de coco

Hospedado Por

OwnServer Internet Service

Todos as fotos e conteúdos postados são de minha autoria e protegidas pela lei. © Diamantes