Não entendo porque aqui no Brasil não temos tanto conhecimento da culinária Tailandesa. É deliciosa, apaixonante, fresca, apimentada… Tão boa quanto a chinesa e japonesa que são bem populares. E tão explosiva nos sabores quanto à Coreana, que também é mais divulgada.
Amo!
A maioria das receitas são fáceis de fazer na versão vegana, já que raramente eles usam leite e ovos. Sempre que faço para alguém provar, fico esperando a reação. Quando a pessoa percebe os todos os sabores aparecendo e faz uma cara de prazer, fico satisfeita e sei que cumpri minha missão! Todos os pratos são: agridoces, apimentados, um pouco ácidos com um toque de umami.
Quase todas as papilas gustativas entram em ação quando se come comida Tailandesa!
Consegui Tempeh e fiquei curiosa para fazer um curry vegano com este ingrediente. Caso você não saiba o que é: leia esse post que fiz sobre essa maravilha vegetal ultra proteíca!
Quem quiser tentar fazer comida thai em casa, recomendo ir no Towa (Liberdade – sp). Lá é o melhor local para se comprar ingredientes por um preço mais em conta. Também já vi as pastas de curry no mercado municipal. Outra sugestão, é comprar online. Pessoalmente, prefiro comprar os sachês unitários para não me preocupar em ter que usar um pote de 500g.
Verifique sempre os ingredientes porque algumas marcas podem conter pasta de camarão. A Pantai, marca que uso sempre, não tem até o momento 😉
Existem alguns tipos de pastas clássicas que encontramos já prontas: massaman (a que usei neste receita, ela é mais puxada na pimenta), verde (herbal), amarela (especiarias) e Panang (influência indiana, tem muitas especiarias secas). Lembrando que todas elas tem pimenta.
E, claro: você pode fazer em casa também! Deste modo, você vai criar a sua própria pasta!
Mas, elas levam alguns ingredientes um pouco complicados de achar. Principalmente: limão kaffir, galangal, pasta/suco/extrato de tamarindo. Por isso, prefiro comprar a versão pronta. Sem estes ingredientes, o sabor tipicamente Tailandês vai embora…
Sachet curry massaman e Leite de coco enlatado
Outra coisa que os tailandeses usam bastante é: leite de coco. Este ingrediente serve para amenizar um pouco a ardência da pimenta. Usei leite de coco enlatado, que é muito mais concentrado que o leite de coco de garrafinha, que encontramos com mais facilidade. Você pode ler mais sobre esse assunto aqui.
Nada te impede de usar o leite de garrafa ou caseiro também, o que você tiver em mãos serve! 😉
Ingredientes marinada:
– 350g de tempeh em cubos de 3×3 cm
– 1/4 xícara (chá) de molho de soja
– suco de meio limão
– 5 colheres (sopa) de sriracha (opcional, pode ser mais ou menos, dependendo do seu gosto para pimenta)
Modo de preparo:
1. Misture todos os ingredientes e deixe repousar na geladeira por, pelo menos, uma hora. Misture de vez em quando, para que a marinada entre em contato com todos os pedaços de tempeh.
Ps: Melhor se este processo for feito de um dia para o outro.
Ingredientes curry:
– 2 colheres (sopa) de óleo de coco
– Raiz e talos de 3 ramos de coento picadas grosseiramente
– 1 cebola pequena em pétalas
– 1 tomate médio em pedaços de 2cm
– 1 cenoura média em fatias de 2cm
– 1 batata média em cubos de 1,5 x 1,5 cm
– 1 sachet de curry massaman
– 1/2 lata de leite de coco (ou uma garrafinha de leite de coco)
– Suco de meio limão
– 1 pimenta dedo de moça picada grosseiramente (opcional)
– Sriracha a gosto (opcional)
– Sal marinho à gosto
– Folhas de coentro à gosto, para finalizar
Modo de preparo:
1. Cozinhe a batata e a cenoura em 500ml de água, até que fiquem quase macias. Separe a água dos legumes e reserve ambos separadamente.
2. Em uma wok, esquente o óleo de coco e salteie rapidamente os talos + raiz do coentro, pimenta dedo de moça e a cebola, até que fique translúcida. Adicione o tomate e salteie novamente, até que quase comece a desmanchar.
3. Dissolva o sachet de curry na água reservada.
4. Adicione o tempeh, com toda a marinada. Salteie, para que o tempeh não grude no fundo e adicione o curry dissolvido.
5. Adicione as batatas e as cenouras, deixe cozinhar em fogo alto, até que tudo fique macio mas, em pedaços inteiros. Verifique o sal e a pimenta. Se necessário corrija adicionando mais sal e sriracha.
6. Adicione o suco de limão.
7. Desligue o fogo e adicione o leite de coco e as folhas de coentro.
8. Verifique novamente o sal e a pimenta. Sirva com arroz, fatias de limão de pimenta fresca.
Rendimento: 6 porções médias.
Dica: sirva com amendoim picado, fica melhor ainda!
Onde encontrar tempeh: Mun Artesanal.
——————————————————
As aulas são bem técnicas, dinâmicas, divertidas, algumas são práticas e sempre recheadas de dicas! Vou te explicar toda a parte teórica e química por trás das receitas para que você compreenda o que está acontecendo. Desta maneira, é muito mais fácil fazer com que as receitas funcionem corretamente e tenham a estabilidade ou textura desejada. Confeitaria vegana parece algo difícil mas: não é! Basta ter um pouco de conhecimento, prática e paciência 😉
wordpress theme by initheme.com