Há algum tempo que queria começar a estudar com mais profundidade pães. Por falta de tempo, cansaço e dificuldade em achar farinha de trigo orgânica – li que deixa o pão melhor e quero mesmo ver se é verdade – esse projeto demorou um pouco mais para começar.
Como guia de estudos estou usando os conhecimentos que aprendi na faculdade e um livro chamado Panificação e viennoiserie, ele é bem completo e explica muito bem sobre o assunto. Porém não é vegano, adaptações são necessárias. Fica a dica para os interessados em aprender mais sobre pães! 🙂
Tenha calma e paciência para fazer as receitas, estas são mais demoradas porque são feitas com pré fermento; como esponja, biga ou poolish. Esse processo irá dar MUITO mais sabor ao seu pão. A dica que dou é fazer a noite para utilizar de manhã.
Comecei com este pão vegano com cebola e semente de papoula porque tenho bastante destas sementes aqui em casa e preciso usá-las. Ela dá uma textura crocante para o pão, é uma delícia! Atualmente o comércio dela é “proibido” no Brasil, comprei quando viajei. (Leia mais sobre o assunto aqui).
Você pode substitui-la por chiá 🙂
Esta receita rende dois pães de bom tamanho, são tão saborosos que dá vontade de comer até acabar! Minha cozinha ficou maravilhosamente perfumada pela cebola, o aroma é incrível!
Para conservá-lo macio por mais tempo enrole-o em um pano de prato após esfriar 🙂
Ingredientes Esponja:
– 1 1/4 xícara (chá) de farinha trigo orgânica (159g)
– 1/2 xícara (chá) de água (99ml)
– 1/5 colher (chá) de fermento seco instântaneo (a pontinha da colher, 1g)
Modo de preparo:
1. Misture todos os ingredientes e deixe fermentar por 12h.
Ingredientes da massa final:
– 4 xícaras (chá) farinha trigo orgânica (475g)
– 1 xícara (chá) água (231g)
– 1/2 xícara (chá) lecitina de soja em emulsão/líquida (76g)
– 1 colher (sobremesa) fermento seco instântaneo (5g)
– 1 colher (sopa) sal (12g)
– 3 colheres (sopa) açúcar (39g)
– 1/4 xícara (chá) de gordura de palma ou alguma gordura vegana de sua preferência (41g)
– 2 colheres (sopa) extrato de soja (32g)
– 1 cebola pequena em pequenos cubos salteada no azeite (114g)
– 1/4 xícara (chá) de semente de papoula (25g)
– Esponja (257g)
Modo de preparo:
1. Você pode fazê-lo na mão ou na batedeira planetária com o gancho para massas. Em um bowl, coloque a esponja, todos os ingredientes secos (menos o fermento) e a água. Misture em velocidade baixa ou sove bem até que todos os ingredientes fiquem incorporados.
2. Adicione o fermento e misture bem. De uma única vez adicione a lecitina de soja e misture até incorporar. Por último, a gordura de palma aos poucos, dando tempo da massa absorver.
3. Aumente a velocidade, caso esteja utilizando a batedeira, ou sove bem a massa, até desenvolver o véu de glúten.
4. Para finalizar, adicione as sementes de papoula e a cebola, sove até que estejam espalhadas uniformemente na massa.
5. Unte a bancada com óleo e deixe a massa fermentar por 1h.
Modelagem e finalização:
1. Separe a massa em 2 partes iguais.
2. Unte uma forma para bolo inglês com óleo. Faça 06 bolinhas do mesmo tamanho com uma das massas e coloque na forma, uma do lado da outra (fotos).
3. Unte uma forma redonda, com 20cm de diâmetro. Faça 08 bolinhas bo mesmo tamanho com a massa restante. Coloque na forma, formando uma flor (fotos).
4. Deixe fermentar por mais 1h.
5. Pré aqueça o forno em 200C e asse os pães até que fiquem dourados. Para saber se estão cozidos por dentro, bata no fundo do pão, ele deve fazer um barulho oco.
6. Deixe resfriar em uma grade e sirva.
Rendimento: 02 pães.
wordpress theme by initheme.com