Sábado de feriado e de SWU. Por mim eu estaria lá no SWU para ver Rage Against the Machine e no dia 11 iria ver Queens of the Stone Age. Mas, por alguns motivos eu não pude ir. Quem for ver esses dois shows épicos, aproveitem por mim. Estou morrendo de inveja de vocês 🙁
Acordei animada para cozinhar. Aproveitando o pique, retirei do armário um chantilly vegan que estava ali guardado esperando a ocasião especial para usá-lo (detesto chantilly, hehe). Todo mundo aqui de casa viajou e fiquei sozinha, então, para ficar um pouco mais feliz fiz esse bolinho de chocolate vegan para mim (sim, é bolinho mesmo, tem uns 10cm de diâmetro). Mas, para vocês a receita será com o rendimento normal, um bolo médio 😉
Ingredientes do bolo:
– 1 e ½ xíc (chá) de leite vegetal
– ¼ xíc (chá) de óleo vegetal
– ¾ xíc (chá) de açúcar (se quiser mais doce, coloque 1 xíc)
– 2 col (sopa) de farinha ou sementes de linhaça
– 4 col (sopa) de chocolate solúvel em pó
– ½ col (chá) de canela em pó (opcional)
– 2 xíc (chá) de farinha de trigo
– 1 col (sopa) de fermento em pó
Modo de preparo do bolo:
1. Pré aqueça o forno em 180 graus e unte uma forma com óleo.
2. Com o fouet misture bem todos os ingredientes líquidos. Adicione o açúcar, a canela em pó (se for utilizar) e a linhaça, bata bem.
3. Peneire o chocolate solúvel com a farinha de trigo. Incorpore a outra mistura, batendo sempre muito bem com o fouet até ficar homogêneo. Por último, coloque o fermento em pó e mexa até que incorpore.
4. Coloque a massa do bolo na forma e leve ao forno. Não abra o forno antes de 25 minutos de cozimento.
Quando espetar um palito no centro do bolo e sair limpo, estará pronto. Espere amornar para desinformar.
Ingredientes do recheio:
– 1 lata de condensado de soja
– 4 colheres (sopa) de chocolate solúvel
– 1 colher (sobremesa) de cacau em pó (se você for usar o cacau, utilize apenas 2 colheres de sopa de chocolate solúvel)
– Essência de chocolate ou baunilha a gosto
Modo de preparo:
1. Coloque todos os ingredientes em uma panela e mexa bem, até que o chocolate solúvel tenha se dissolvido no leite condensado de soja.
2. Leve em fogo alto até que comece a ferver, abaixe o fogo e cozinhe afim de deixá-lo em ponto de brigadeiro de colher.
Ingredientes da cobertura:
– 1 caixa de chantilly vegan (a Puratos não é vegan, utilize o Rich’s de embalagem dourada)
– Granulado de chocolate vegan (opcional)
Montagem de bolo:
1. Verifique na embalgem o modo correto de utilizar o chantilly e siga as instruções.
2. Após o bolo esfriar coloque-o onde será servido.
3. Corte-o ao meio (no sentido do comprimento). Com cuidado coloque a parte de cima do bolo cortada em um prato. Recheie com o brigadeiro vegan e cubra com a parte do bolo que estava no prato.
4. Cubra com o chantilly com o auxilio de uma espátula ou colher. Se quiser, utilize o bico de confeiteiro (bico estrela) para confeitar o bolo e polvilhe granulado de chocolate.
5. Coloque na geladeira até a hora de servir 😀
Quer aprender mais comigo? Venha fazer parte dos meus cursos veganos. A agenda completa está aqui!
As aulas são bem técnicas, dinâmicas, divertidas, algumas são práticas e sempre recheadas de dicas! Vou te explicar toda a parte teórica e química por trás das receitas para que você compreenda o que está acontecendo. Desta maneira, é muito mais fácil fazer com que as receitas funcionem corretamente e tenham a estabilidade ou textura desejada. Confeitaria vegana parece algo difícil mas: não é! Basta ter um pouco de conhecimento, prática e paciência 😉
wordpress theme by initheme.com