Arroz e feijão é algo que (quase) nunca falta na nossa mesa, faz parte do nosso dia a dia e é uma delícia! Mas, aqui em casa as vezes sobra um pouco na geladeira e vai pro lixo porque ninguém teve tempo de comer… Para acabar com desperdício e aproveitar integralmente os alimentos pensei nesta receita de hambúrguer vegano de arroz e feijão que é incrível!
A idéia veio depois do namorado comentar comigo que comeu um hambúrguer de arroz, feijão, cogumelos e vários temperinhos. A parte ogra do meu cérebro falou mais alto e eu fiquei com vontade de fazer a minha versão ♡
Outro fator importante é que o arroz com feijão fornece todos os aminoácidos necessários para a alimentação de um vegano. Ou seja: a combinação de cereal + leguminosa é uma fonte de aminoácidos vegetais completos! Isso acontece porque os aminoácidos que compõem a proteína animal também estão presentes na combinação de arroz com feijão. O arroz é fonte de um aminoácido chamado metionina e o feijão da lisina. Quando esses aminoácidos se juntam, forma-se um proteína de boa qualidade.
Faça o teste e depois me conte 😉
Ingredientes:
– 1 xícara (chá) de arroz cozido (melhor se ele estiver um pouco mais firme ou for integral)
– 2 xícaras (chá) de qualquer tipo de feijão cozido com caldo
– 1/4 xícara (chá) de farinha de mandioca
– 1/4 xícara (chá) de farinha de trigo
– 1 dente de alho em brunnoise*
– Cebolinha em chiffonade**
– Sal marinho à gosto
– Mix de pimenta moída na hora à gosto
– Ervas frescas picadas (salsinha, cebolinha, coentro, manjericão… Use sua preferida)
Modo de preparo:
1. Coloque no liquidificador ou processador metade do arroz e do feijão. Pulse até conseguir uma pasta.
2. Transfira o conteúdo para um bowl.
3. Coloque os ingredientes restantes no bowl e misture bem, até conseguir uma massa modelável. Se necessário, adicione mais farinha de trigo, aos poucos, até conseguir o ponto de modelar.
4. Para cada hambúrguer utilize 2 colheres (sopa) da massa e modele.
5. Esquente bem uma frigideira anti-aderente, adicione um fio de azeite e doure bem os dois lados do hamburguer, cerca de 2 minutos cada lado. Dá para fazer no forno também mas, selado na frigideira como indiquei aqui fica melhor.
6. Sirva imediatamente.
Rendimento: 08 unidades.
*Brunnoise: cubos de 3mmx3mm.
**Chiffonade: tiras finas.
O hambúrguer fica mil vezes melhor após congelado.
Quer aprender mais comigo? Venha fazer parte dos meus cursos veganos. A agenda completa está aqui!
As aulas são bem técnicas, dinâmicas, divertidas, algumas são práticas e sempre recheadas de dicas! Vou te explicar toda a parte teórica e química por trás das receitas para que você compreenda o que está acontecendo. Desta maneira, é muito mais fácil fazer com que as receitas funcionem corretamente e tenham a estabilidade ou textura desejada. Confeitaria vegana parece algo difícil mas: não é! Basta ter um pouco de conhecimento, prática e paciência 😉
wordpress theme by initheme.com