Chubby Vegan
  • CURSOS
  • NATHALIA SOARES
  • COLABORADORAS
  • BLOG
  • ENTRE EM CONTATO

Patê de pimentão vermelho (muhammara)

25/09/2018No commentsChu

Já tem algum tempo que estou revisando os posts antigos do blog. Estou acertando alguns erros de escrita, balanceando receitas, fotos e atualizando links quebrados. E, em algum post bem antigo, eu prometi que iria postar a receita de Muhammara ou patê de pimentão vermelho e acabei esquecendo… Como promessa é dívida, aqui estou com a receita (mesmo com alguns anos de atraso haha) 🙂

O que eu adoro nesta produção é que consigo consumir pimentão sem que a digestão seja difícil. Normalmente eu evito comê-los por este motivo, não me fazem muito bem.
Porém, nesta receita, tanto a casca quanto as sementes são retiradas (que é a parte indigesta deste alimento) e utilizamos apenas a polpa.

Outro ponto muito positivo é que é uma receita explosiva nos sabores. Ela contém elementos: defumados, apimentados, doces e salgados, além da crocância das nozes. Claro que o paladar varia bastante, por isso, equilibre de acordo com as suas preferências pessoais.

Um ingrediente que é chatinho de encontrar é o melado de romã. Aqui em são paulo encontro em empórios árabes, em algumas lojas da zona cerealista e no mercado municipal. Também dá para fazer com melado de cana. Não vai ficar igual mas, dá certo também.

Patê de pimentão vermelho (muhammara)

Ingredientes:
– 2 pimentões vermelhos grandes
– 1 cebola pequena em cubinhos
– 1 dente de alho picado finamente
– 3 colheres (sopa) de azeite de oliva
– 1/2 xícara (chá) de nozes mariposa + algumas para decorar
– 2 colheres (sopa) de melado de romã (ou melado de cana)
– Sal marinho à gosto
– Páprica picante à gosto (opcional)
– 3 – 4 colheres (sopa) de farinha de rosca

Modo de preparo:
1. Separe alguns pedaços de nozes, os mais bonitos, para decorar. Pique grosseiramente o restante. Reserve.
2. Lave bem e toste os pimentões na chama do fogão, o objetivo é deixar a casca bem preta mesmo. Caso você tenha alguma dúvida, leia este post onde expliquei detalhadamente a técnica.
3. Coloque os pimentões ainda quentes dentro de um pote com tampa e aguarde até amornarem.
4. Retire a casca e as sementes. Reserve.
5. Coloque o azeite em uma panela e refogue rapidamente o alho e a cebola.
6. Em um processador ou liquidificador: coloque o alho + cebola refogados, o pimentão e processe rapidamente, até virar uma pasta homogênea.
7. Transfira a pasta para um bowl pequeno, adicione 3 colheres (sopa) de farinha de rosca e os ingredientes restantes. Misture bem e aguarde 5 minutos para que a farinha de rosca absorva a umidade.
8. Se necessário, adicione a farinha de rosca restante e mexa bem.
9. Verifique o tempero.
10. Utilize as nozes reservadas para decorar, regue com azeite e, se quiser, polvilhe mais um pouco de páprica defumada.
11. Sirva com pães, como molho de saladas, massas, junto com hummus ou coma de colher mesmo porque é delicioso!

Rendimento: irá depender do tamanho dos seus pimentões…
Validade: 03 – 05 dias refrigerado.

Clique aqui para conferir outras receitas árabes que já foram postadas no blog 🙂

——————————————————

Quer aprender mais comigo? Venha fazer parte dos meus cursos veganos. A agenda completa está aqui!

As aulas são bem técnicas, dinâmicas, divertidas, algumas são práticas e sempre recheadas de dicas! Vou te explicar toda a parte teórica e química por trás das receitas para que você compreenda o que está acontecendo. Desta maneira, é muito mais fácil fazer com que as receitas funcionem corretamente e tenham a estabilidade ou textura desejada. Confeitaria vegana parece algo difícil mas: não é! Basta ter um pouco de conhecimento, prática e paciência 😉

wordpress theme by initheme.com

Post Anterior Panzanella (salada de sobras de pão) Proximo Post Barrinhas veganas de aveia e banana (sem açúcar)

Pesquisar:

Categorias:

Facebook:

Facebook Pagelike Widget

Tags:

alho amendoim Amêndoas arroz aveia azeite de oliva banana batata baunilha bolo Cacau café da manhã canela Castanha de cajú cebola cenoura chocolate coco confeitaria dicas doces Faculdade fácil Italiana laranja leite vegetal limão manjericão molho orégano pimenta prático pts pão queijo vegetal receita rápido saudável sem glúten soja tofu tomate técnicas básicas Viagem óleo de coco

Hospedado Por

OwnServer Internet Service

Todos as fotos e conteúdos postados são de minha autoria e protegidas pela lei. © Diamantes