Chubby Vegan
  • CURSOS
  • NATHALIA SOARES
  • COLABORADORAS
  • BLOG
  • ENTRE EM CONTATO

Petit Four ou goiabinha vegana

25/06/201321 commentsChu

Desde criança eu gosto de petit four.

Sempre que ia na padaria com a minha mãe, ficava namorando e babando de vontade por esses biscoitinhos deliciosos que derretem na boca! Mas eu não sabia como pronunciar petit four e ficava com vergonha de pedir… Isso durou anos. Sempre que ia na padaria falava que queria “aquele biscoitinho ali, rs”. Nada que algumas aulas de gastronomia francesa não pudesse curar!

Estes petit fours veganos ou goiabinha vegana são deliciosas, rendem muito e SUPER fáceis de fazer. São só quatro ingredientes, contando com a goiabada para rechear. Pois é: QUATRO. E eles não contem glúten (eu fui atrevida e mudei um pouco a receita adicionando farinha de trigo. Me arrependi porque eles não ficaram derretendo tanto na boca).
Quem sabe as técnicas para fazer uma patê sucrée, vai achar essa receita mega simples. Quem não sabe, vai aprender lendo a receita! 🙂

Fiz um teste com a massa e modelei de duas formas: simples bolinhas achatadas com um furo no meio para receber a goiabada e abrindo a massa com um rolo e finalizando com cortadores.
As bolinhas ficam mais macias e derretem mais na boca. Já os feitos com cortadores ficam mais crocantes, por serem mais finos. Escolha o seu preferido!

As maiores dicas desta receita são: a gordura utilizada sempre deve estar bem GELADA; respeite os tempos de descanso da massa na geladeira, assim os petit fours não vão derreter enquanto assam. Ah! E espere esfriar para comer porque a goiabada sairá fervendo do forno e pode queimar a sua língua.

Aproveite que o inverno chegou e coma essas deliciosas goiabinhas veganas acompanhado de uma fumegante xícara de chá ou café… ♡

Petit Four ou goiabinha vegana

Ingredientes:
– 4 xícaras (chá) de amido de milho (500g)
– 1 xícara (chá) de manteiga de coco OU manteiga vegana (200g)
– 01 lata de leite condensado de soja (330g, ou outro a sua escolha)
– Goiabada cremosa para rechear

Modo de preparo:
1. Com pontas dos dedos misture o amido de milho e a gordura. Ficará parecendo uma farofa.
2. Adicione o leite condensado aos poucos, até formar uma bola única, evite sovar demais para não esquentar demais a massa.
3. Enrole em papel filme e deixe por 15-30 minutos na geladeira.

Modelagem e finalização #01:
1. Faça bolinhas de tamanhos iguais.
2. Com a ponta do dedo faça uma cavidade no centro da bolinha e coloque um pouco de goiabada cremosa.
3. Deixe descansar por 15 minutos na geladeira.
4. Pré aqueça o forno em 180C.
5. Coloque o silpat* ou papel manteiga em uma forma grande. Coloque os petit fours na forma (deixe um pouco de espaço entre eles) e leve para assar por 10-15 minutos, dependendo da potência do seu forno. Não deixe dourar demais, se não a característica de derreter na boca será prejudicada.
6. Deixe esfriar completamente em uma grade antes de comer.
7. Guarde em um pote hermético por até 03 dias.

Modelagem e finalização #02:
1. Divida a massa em 04 partes, pegue uma parte e deixe o restante na geladeira.
2. Abra a massa e corte os biscoitos (veja aqui uma dica para facilitar o manuseio). Repita o processo até acabar a massa.
3. Deixe descansar por 15 minutos na geladeira.
4. Pré aqueça o forno em 180C.
5. Coloque o silpat* ou papel manteiga em uma forma grande. Coloque os biscoitos na forma (deixe um pouco de espaço entre eles) e leve para assar por 10-13 minutos, dependendo da potência do seu forno. Devem ficar levemente dourados nas bordas.
6. Deixe esfriar completamente em uma grade antes de comer.
7. Guarde em um pote hermético por até 03 dias.

Rendimento: cerca de 80 petit fours.
Receita adaptada do blog bonitas na cozinha.

*Silpat: tapete de silicone que substitui o papel manteiga.

Confira aqui mais receitas de biscoitos e cookies 😉

——————————————————

Quer aprender mais comigo? Venha fazer parte dos meus cursos veganos. A agenda completa está aqui!

As aulas são bem técnicas, dinâmicas, divertidas, algumas são práticas e sempre recheadas de dicas! Vou te explicar toda a parte teórica e química por trás das receitas para que você compreenda o que está acontecendo. Desta maneira, é muito mais fácil fazer com que as receitas funcionem corretamente e tenham a estabilidade ou textura desejada. Confeitaria vegana parece algo difícil mas: não é! Basta ter um pouco de conhecimento, prática e paciência 😉

wordpress theme by initheme.com

Post Anterior Dahl de Lentilha Proximo Post Focaccia di Pomodoro

Pesquisar:

Categorias:

Facebook:

Facebook Pagelike Widget

Tags:

alho amendoim Amêndoas arroz aveia azeite de oliva batata baunilha bolo Cacau café da manhã canela Castanha de cajú cebola cenoura chocolate coco confeitaria dicas doces Faculdade fácil Italiana laranja leite vegetal limão manjericão molho orégano pimenta prático pts pão queijo vegetal receita receitas fáceis rápido saudável sem glúten soja tofu tomate técnicas básicas Viagem óleo de coco

Hospedado Por

OwnServer Internet Service

Todos as fotos e conteúdos postados são de minha autoria e protegidas pela lei. © Diamantes