Cogumelos recheados são um prato bem clássico e já o vi em vários livros de culinária vegetariana quando eu ficava muito na biblioteca do Senac. Desde aquela época eu tinha vontade de fazê-los!
Esse Shitake Recheado vegano teve como base as receitas que vi nos livros 🙂
O recheio é bem simples e, como sempre, é apenas uma idéia/sugestão. Você pode criar o que quiser na sua cozinha de acordo com os ingredientes que você tem na sua geladeira e gosta! Este é bastante aromático por conta do alho poró e vinho branco. Fez sucesso em casa porque até os meus pais comeram! Porém, quem resiste à cogumelos, não é mesmo? 😉
É uma receita simples e sem muitos segredos, truques e técnicas. Super fácil e recomendo para aqueles que estão começando a brincar na cozinha!
Ingredientes:
– 1 bandeja shitake (cerca de 200g)
– 4 colheres (sopa) de azeite de oliva
– 1/2 alho poró em chiffonade*
– 200g de tofu amassado com o garfo
– 1/4 xícara (chá) de vinho branco suave
– 1 colher (sopa) amido de milho ou polvilho doce
– 1/4 xícara (chá) de leite vegetal ou água
– Sal marinho a gosto
– Mix de pimentas moídas na hora a gosto
– Manjericão ou tomilho fresco à gosto
– Páprica picante para polvilhar (opcional)
– Castanha do pará ralada para finalizar (ou castanha de cajú)
Modo de preparo:
1. Retire os talos do shitake e lave bem em água corrente para retirar terra ou impurezas que ele possa conter. Deixe secar em papel toalha. Desfie os talos, reserve.
2. Esquente 2 colheres (sopa) de azeite de oliva e refogue bem o alho poró e os talos do shitake. Adicione o tofu desfiado e não pare de mexer até que doure levemente.
3. Adicione o vinho branco e abaixe o fogo, tempere bem com sal e o mix de pimenta.
4. Misture o amido de milho no líquido escolhido e adicione a panela, mexa até que fique cremoso. Verifique o tempero e reserve. Com o fogo desligado, adicione o manjericão ou tomilho picado finamente, mexa bem.
5. Pré aqueça o forno em 180ºC. Arrume o shitake virado de cabeça para baixo em uma assadeira. Regue com o azeite restante e tempere com sal e pimenta. Recheie-os e salpique páprica picante.
6. Leve ao forno até que fique gratinado (cerca de 15~20 minutos).
7. Retire do forno, rale castanha do pará sobre o shitake e sirva em seguida.
*Chiffonade – finas tiras.
Troque o vinho por caldo de legumes caso não goste/consuma.
——————————————————
Quer aprender mais comigo? Venha fazer parte dos meus cursos veganos. A agenda completa está aqui!
As aulas são bem técnicas, dinâmicas, divertidas, algumas são práticas e sempre recheadas de dicas! Vou te explicar toda a parte teórica e química por trás das receitas para que você compreenda o que está acontecendo. Desta maneira, é muito mais fácil fazer com que as receitas funcionem corretamente e tenham a estabilidade ou textura desejada. Confeitaria vegana parece algo difícil mas: não é! Basta ter um pouco de conhecimento, prática e paciência 😉
wordpress theme by initheme.com