Chubby Vegan
  • CURSOS
  • NATHALIA SOARES
  • COLABORADORAS
  • BLOG
  • ENTRE EM CONTATO

Um pouco sobre a pts/ptv, a “carne” de soja

10/12/200914 commentsChu

A “carne” de soja é um subproduto da extração do óleo do grão da soja.

É um ingrediente fácil de preparar, barato e que (pode) absorver bem os temperos. Então, se for bem feita: fica gostosa sim! Quem costuma dizer que não gosta de proteína de soja porque não tem gosto ou parece “esponja” é porque não sabe como prepará-la corretamente ou colocou pouco tempero.

Na cozinha vegana é importante colocar bastante tempero na comida, para que fique saborosa. Quem tem o paladar acostumado com ingredientes de origem animal, vai sempre procurar receitas com sabores mais fortes. Os ingredientes de origem animal sofrem algumas reações químicas durante a cocção ou no processo de fabricação, o que contribui para que tenham sabores mais intensos. Essas reações podem ser naturais ou induzidas.
E, também, os ingredientes de origem animal costumam ter bastante o sabor “umami” em sua composição (que pode ser natural ou artificial), que causa uma sensação específica na boca. Nos alimentos vegetais essas reações e o umami também estão presentes mas, normalmente, é em menor quantidade.

Por isso é importante temperar bem a comida vegana, se não ela pode parecer sem graça e insossa.

Isso não significa que é necessário usar muito sal ou ingredientes ricos em sódio.
Você pode utilizar mais ervas, pimentas, alho, cebola, gengibre e especiarias ou tudo isso junto! Inclusive: essa é uma das vantagens da cozinha vegana, normalmente abre a sua mente e paladar para explorar novos sabores e combinações! Não tenha medo de temperar sua comida. Com o tempo, você irá compreender as melhores combinações pro seu paladar e que funcionam sempre 😉

A proteína de soja, ptv, pts ou “carne de soja” é bem versátil e substitui a carne animal em qualquer prato com bastante facilidade.

Não use a soja como sua fonte exclusiva de proteína. O ideal é ter uma alimentação balanceada e variada.
Mas, de vez em quando, não tem problema 😉

Para preparar corretamente a proteína, você irá precisar de:

– Água
– Vinagre ou ácido cítrico em pó (encontrado em lojas para confeitaria)
– Sal marinho à gosto
– Temperos a sua escolha
– Proteína de soja

Eu gosto de colocar a proteína, sal, os temperos, água e vinagre ou ácido em uma panela e levar ao fogo até que levante fervura. Deixo por uns 5 minutos, para que fique bem macia.

Após ser hidratada, despeje-a em um escorredor, lave com mais água limpa e aperte-a para que saia todo o excesso de água (dica: use um espremedor de batatas). Esse processo diminui bastante o sabor forte da soja.

Após esse processo a proteína de soja já está pronta para ser utilizada em qualquer receita. Além de não conter colesterol e altas quantidades de gordura, pode render até 3 vezes mais do que o peso inicial. Por exemplo: 100g de proteína seca rende cerca de 300g hidratada 😉

Algumas sugestões de receitas com proteína de soja:

– Croquete de Soja
– Strogonoff de soja apimentado
– Hamburguer de soja com Missô
– Esfiha recheada com soja
– Patê de soja desfiada

——————————————————

Quer aprender mais comigo? Venha fazer parte dos meus cursos veganos. A agenda completa está aqui!

As aulas são bem técnicas, dinâmicas, divertidas, algumas são práticas e sempre recheadas de dicas! Vou te explicar toda a parte teórica e química por trás das receitas para que você compreenda o que está acontecendo. Desta maneira, é muito mais fácil fazer com que as receitas funcionem corretamente e tenham a estabilidade ou textura desejada. Confeitaria vegana parece algo difícil mas: não é! Basta ter um pouco de conhecimento, prática e paciência 😉

wordpress theme by initheme.com

Post Anterior Soja Xadrez Proximo Post Cookies veganos de aveia e chocolate

Pesquisar:

Categorias:

Facebook:

Facebook Pagelike Widget

Tags:

alho amendoim Amêndoas arroz aveia azeite de oliva banana batata baunilha bolo Cacau café da manhã canela Castanha de cajú cebola cenoura chocolate coco confeitaria dicas doces Faculdade fácil Italiana laranja leite vegetal limão manjericão molho orégano pimenta prático pts pão queijo vegetal receita rápido saudável sem glúten soja tofu tomate técnicas básicas Viagem óleo de coco

Hospedado Por

OwnServer Internet Service

Todos as fotos e conteúdos postados são de minha autoria e protegidas pela lei. © Diamantes