Chubby Vegan
  • CURSOS
  • NATHALIA SOARES
  • COLABORADORAS
  • BLOG
  • ENTRE EM CONTATO

Arroz chinês (stir fry)

02/01/2019No commentsChu

Em 2018 fiz um trabalho para a Universal Music: a idéia era criar um prato que fosse utilizada a técnica Stir Fry. Para quem não conhece: esta técnica é muito utilizada na ásia, especialmente na China. A ideia é cozinhar rapidamente os elementos do prato, para que mantenham a crocância e a cor dos alimentos. A maior vantagem do stir fry, é que não é necessário muita gordura para fazer os pratos, já que a panela precisa estar bem quente. Tradicionalmente utiliza-se uma wok para fazer este tipo de técnica.

Eu, que adoro pratos da cozinha asiática, estou na ásia (estou na Tailândia neste exato momento) e tenho descendência japonesa, logo pensei em algo com arroz. Arroz é a base da alimentação asiática.

Aqui no Brasil, por mais que a gente consuma muito arroz, a base é a mandioca. Ela aparece de norte à sul do país. Ela é a base para gomas (polvilhos), farinhas, cozida e caldos, como o tucupi. Assim como exploramos a versatilidade da mandioca, os asiáticos exploram a versatilidade do arroz. Também serve para fazer gomas, farinhas, caldos, leite vegetal e, claro, para ser consumido cozido.

Outro fato importante: eu tinha muito arroz em casa e precisava consumí-lo haha 🙂

O que muda bastante entre pratos brasileiros e asiáticos são o modo de preparo e os temperos utilizados. Falando especificamente da cozinha chinesa, alguns elementos são importantes: a combinação de salgado, com doce e ácido. Podemos colocar outras coisas como gergelim, pimentas, amendoim, gengibre e ervas aromáticas.
Depende da região, cada uma tem sua característica própria (assim como no Brasil). Escolhi aqui, trabalhar com um pouco de cada um desses elementos. O resultado final, além de colorido e crocante, também é complexo. Fica levemente agridoce, perfumado e apimentado.

Os legumes que você vai utilizar podem ser trocados pelos seus preferidos. Aqui escolhi ingredientes bem clássicos da cozinha chinesa.

O que é importante, é que os legumes sejam cortados pequenos e em tamanhos iguais, para que cozinhem ao mesmo tempo. Normalmente quando trabalhamos com o stir fry: o mise en place é “demorado” (depende da sua destreza na cozinha), por ser delicado, e a cocção é rápida.

Bom, chega de enrolar e bora pra cozinha! 🙂

Arroz chinês (stir fry)

Ingredientes molho:
– 1/4 xícara (chá) de molho de soja
– 2 colher (sopa) de vinagre de arroz
– 2 colher (sopa) de melado
– 1 colher (chá) de gengibre em pó

Modo de preparo:
1. Misture tudo e mexa bem. Reserve.

Ingredientes stir fry:
– 5 colher (sopa) de óleo de gergelim
– 1 dente de alho ralado
– 1 pimenta dedo de moça picadinha (pode ser mais ou menos, dependendo do seu paladar para pimenta)*
– 1 cebola em fatias
– 1/2 maço de brócolis
– 1 cenoura em fatias finas ou ralada
– 5 shitakes em fatias
– 2 xícara (chá) arroz da sua preferência já cozido (usei o integral)
– 1/2 xícara (chá) de moyashi (broto de feijão)
– 1 ramo cebolinha picadinho
– 1/4 xícara (chá) de amendoim torrado

Modo de preparo:
1. Esquente o óleo de gergelim e frite rapidamente o alho e a pimenta. Adicione a cebola e mexa um pouco. Adicione o brócolis, cenoura e shitake. Mexa bem.
2. Coloque o arroz, moyashi e o molho reservado. Misture tudo para incorporar.
3. Desligue o fogo e finalize com a cebolinha e amendoim torrado.
4. A cocção é bem rápida, leva cerca de 5 minutos para ficar pronto. Se você quiser ver como ficou o job e a cocção da receita em vídeo, clique aqui.
5. Devore tudo, é delicioso! 🙂

Rendimento: 3 – 4 porções.
Validade: 3 dias, desde que refrigerado.

*Se você utilizar a pimenta com as sementes, ficará mais picante.

Clique aqui para conferir outras receitas chinesas que já foram postadas no blog 🙂

——————————————————

Quer aprender mais comigo? Venha fazer parte dos meus cursos veganos. A agenda completa está aqui!

As aulas são bem técnicas, dinâmicas, divertidas, algumas são práticas e sempre recheadas de dicas! Vou te explicar toda a parte teórica e química por trás das receitas para que você compreenda o que está acontecendo. Desta maneira, é muito mais fácil fazer com que as receitas funcionem corretamente e tenham a estabilidade ou textura desejada. Confeitaria vegana parece algo difícil mas: não é! Basta ter um pouco de conhecimento, prática e paciência 😉

wordpress theme by initheme.com

Post Anterior Vegan Gingerbread Cookies Proximo Post Uma incrível cheesecake vegana com geléia de amora

Pesquisar:

Categorias:

Facebook:

Facebook Pagelike Widget

Tags:

alho amendoim Amêndoas arroz aveia azeite de oliva banana batata baunilha bolo Cacau café da manhã canela Castanha de cajú cebola cenoura chocolate coco confeitaria dicas doces Faculdade fácil Italiana laranja leite vegetal limão manjericão molho orégano pimenta prático pts pão queijo vegetal receita rápido saudável sem glúten soja tofu tomate técnicas básicas Viagem óleo de coco

Hospedado Por

OwnServer Internet Service

Todos as fotos e conteúdos postados são de minha autoria e protegidas pela lei. © Diamantes