Criei a receita deste pão vegano caseiro em um dos meus últimos dias de férias. Enquanto estive na Europa em 2022 eu queria aproveitar para conhecer os ingredientes locais e testar, principalmente, a farinha de trigo. Existe uma diferença bem grande de resultados das farinhas brasileiras e européias. Lá eles utilizam o trigo duro, que é mais comum de regiões frias.
A farinha de trigo comum, que encontramos no mercado, aqui no Brasil normalmente é uma mistura de trigo mole e duro. Por tanto, o resultado das receitas acaba sendo diferente (e isso não significa que é ruim, apenas é diferente). Diferentemente das farinhas importadas, como as italianas ou francesas que também encontramos por aqui, que tem aplicações específicas e são mais voltadas para o público profissional e entusiastas de padaria ou confeitaria.
O pão ficou incrivelmente gostoso e macio, me lembrou muito de Shokupan (Pão Hokkaido), que é um pão japonês que é feito à base de leite e farinha de trigo cozida (esta técnica se chama Tangzhong ou water roux e foi criada na Ásia em meados de 2000). Este processo permite que a água, presente na formulação do pão, se mantenha dentro da massa por mais tempo mesmo após o cozimento. Por isso que fica tão macio e leve. Ah, também aumenta a durabilidade do pão.
É viciante, não dá vontade de parar de comer de tão fofinho que é! Porém, este pão tem um modo de preparo bem mais simples e prático.
Você vai precisar apenas de 7 ingredientes que são super fáceis de encontrar e acessíveis.
Comprando os produtos através destes cupons e links eu ganho uma pequena comissão que me ajuda a manter o blog e os conteúdos gerados para o instagram e tiktok 🙂
Bora para a cozinha!
Ingredientes – bloco 1:
Modo de preparo:
1. Misture os ingredientes e reserve.
Ingredientes – Bloco 2:
Modo de preparo:
Ingredientes – Bloco 3:
Modo de preparo:
Rendimento: 8 – 10 fatias.
Validade: 2 – 3 dias em temperatura ambiente / 90 dias congelado (-18C).
——————————————————
Quer aprender mais comigo? Venha fazer parte dos meus cursos online veganos.
Obtenha mais informações sobre curso de bolos aqui, sobre o curso de panetones aqui e pães de melado sem glúten aqui!
As aulas são bem técnicas, dinâmicas, divertidas, algumas são práticas e sempre recheadas de dicas! Vou te explicar toda a parte teórica e química por trás das receitas para que você compreenda o que está acontecendo. Desta maneira, é muito mais fácil fazer com que as receitas funcionem corretamente e tenham a estabilidade ou textura desejada. Confeitaria e padaria vegana pode parece algo difícil mas: não é! Basta ter um pouco de conhecimento, prática e treinar 😉
wordpress theme by initheme.com