Esta Sopa de Cebola foi uma das primeiras preparações que aprendi na faculdade. Há tempos que queria postar ela para vocês 🙂
O sabor é delicado e, levemente, adocicado. Foi neste dia em que aprendi a técnica de caramelizar a cebola sem precisar utilizar açúcar. Acho o sabor da cebola caramelizada em seu próprio açúcar delicioso e inigualável, é bom demais! Outra coisa que utilizei nesta sopa foi o caldo de legumes caseiro.
A receita que fiz, na faculdade, levava conhaque flambado. Como eu não tinha, utilizei vinho branco mesmo. O sabor ficou mais suave e adocicado.
Essa sopa acompanha muito bem uma fatia de pão torrado. Se você colocar algum queijo vegetal derretido no pão, fica melhor ainda! Quis aproveitar esses dias que está fazendo um pouco de frio a noite para fazê-la e me esquentar um pouquinho!
Ingredientes:
– 500g de cebola em julienne*
– 1 colher (sopa) de creme vegetal (margarina sem leite) ou azeite de oliva
– 1 colher (sobremesa) de azeite de oliva virgem
– 60ml de vinho branco
– 2 colheres (chá) de molho de soja
– Sal marinho à gosto
– Pimenta moída na hora à gosto
– 1L de caldo de legumes caseiro
Modo de preparo:
1. Colocar o creme vegetal e o azeite de oliva em uma panela. Adicionar a cebola e caramelizá-la.
2. Adicionar o vinho branco e mexer bem, até todo o fundo marrom/castanho se soltar da panela. Aumentar o fogo e deixar o vinho quase secar (cuidado para não queimar a cebola!).
3. Abaixar o fogo, adicionar o shoyu e temperar com sal e pimenta. Mexer bem.
4. Adicionar o fundo de legumes e deixar em fogo médio, até que ferva.
5. Cozinhar por 15 minutos com a panela tampada.
6. Servir em seguida, acompanhada de pão.
Rendimento: 3 – 4 porções/
*Julienne = finas tiras. Quanto mais fino o corte da cebola, melhor será o resultado final.
——————————————————
Quer aprender mais comigo? Venha fazer parte dos meus cursos veganos. A agenda completa está aqui!
As aulas são bem técnicas, dinâmicas, divertidas, algumas são práticas e sempre recheadas de dicas! Vou te explicar toda a parte teórica e química por trás das receitas para que você compreenda o que está acontecendo. Desta maneira, é muito mais fácil fazer com que as receitas funcionem corretamente e tenham a estabilidade ou textura desejada. Confeitaria vegana parece algo difícil mas: não é! Basta ter um pouco de conhecimento, prática e paciência 😉
wordpress theme by initheme.com