Chubby Vegan
  • CURSOS
  • NATHALIA SOARES
  • COLABORADORAS
  • BLOG
  • ENTRE EM CONTATO

Malabie vegano

16/12/2020No commentsCassia Batarra

Olá pessoal, como vocês estão? Espero que estejam bem!! Eu sou a Cassia e se você ainda não sabe quem sou eu, clica aqui pra me conhecer melhor!! : ) Hoje eu vou compartilhar com vocês a receita vegana deste doce que é um manjar clássico na culinária libanesa, cheio de aromas e sabores delicados e que pode ser uma ótima sobremesa nas festas do final do ano que se aproximam!

Precisei de alguns testes para chegar neste resultado e acertar na consistência correta, na textura e no sabor do manjar, e para isso fiz uma mistura de leites vegetais, aproveitando suas propriedades de amido e gordura. Portanto, vamos utilizar nesta receita o leite de arroz que ensinei no último post aqui do blog que é muito fácil de fazer!

Malabie vegano
foto: Cassia Batarra

Acho que esse prato é uma ótima opção para as comemorações Natalinas ou de Réveillon pois além de ser lindo e delicioso, essas ocasiões são perfeitas para pratos mais elaborados ou que levam ingredientes não tão comuns do nosso cotidiano. Também por ele se encaixar perfeitamente em nosso clima mais quente, com sabores leves e fugindo um pouco dos doces tradicionais desta época… nós veganos já quebramos tantas tradições, então por quê não fazer igual com a sobremesa?? rs

Além disso, o malabie é um doce simples e fácil de ser feito, embora tenha alguns passos e etapas, nenhuma delas exige grandes experiências na cozinha! Encontrar a água-de-flor-de-laranjeira pode ser algo mais complicado de acordo com a cidade em que você mora, porém é possível comprá-la nas lojas on-line. Na minha cidade encontrei em um empório de comidas árabes e com um custo bem acessível. Este é um ingrediente essencial no preparo e não há substituições, pois é ela que dá o toque aromático bem característico desta receita. A combinação de sabores do manjar cremoso com a calda de damascos em pedacinhos, mais a crocância dos pistaches é simplesmente perfeita e espero que vocês gostem!! : )

foto: Cassia Batarra

Malabie vegano

Xícara padrão = 240ml // colher sopa = 15ml // colher chá = 5ml

Ingredientes calda:

  • 1/2 xícara de damasco seco (110g)
  • 1/2 xícara de açúcar cristal (100g)
  • 1/2 xícara de água do demolho damascos (120ml)

Ingredientes manjar:

  • 2 xícaras de leite de arroz (480ml) – clique aqui para ver a receita
  • 2 xícaras de água (480ml)
  • 1/2 xícara de castanha-de-caju crua e sem sal (70g)
  • 2 1/2 colheres (sopa) amido de milho (18g)
  • 1/2 xícara de açúcar cristal (100g)
  • 2 colheres (chá) de água-de-flor-de-laranjeira (10ml)

Ingredientes para decorar/finalizar:

  • 1/3 xícara de pistache sem sal e sem casca (45g)
  • Damascos secos
foto: Cassia Batarra

Modo de preparo calda:

  1. Cubra os damascos com água filtrada e deixe-os hidratando por 4 horas. Após esse tempo, escorra e reserve essa água.
  2. Corte os damascos em cubos e coloque em uma panela com 1/2 xícara de água do demolho e o açúcar. Leve para cozinhar em fogo médio/baixo, mexendo de vez em quando, até ficar levemente espesso.
  3. Retire do fogo, coloque em um pote fechado, deixe resfriar e leve ao refrigerador.

Modo de preparo manjar:

  1. Ferva as castanhas-de-caju por 5 minutos. Despreze a água da fervura, coloque as castanhas no liquidificador com as 2 xícaras de água e deixe bater por 2-3 minutos até ficar bem liso. Adicione o amido e o açúcar e liquidifique novamente.
  2. Leve esse “leite” de castanhas para uma panela e misture com o leite de arroz. Cozinhe em fogo médio/baixo, sem parar de mexer. Assim que começar a ferver e engrossar, continue mexendo por mais 3 minutos. Retire do fogo e adicione a água-de-flor-de-laranjeira (veja as dicas mais abaixo).
  3. Distribua o creme do manjar em taças, cubra com filme PVC, encostando-o no creme para não criar uma película e leve ao refrigerador, por pelo menos 6 horas antes de servir. 

Modo de preparo finalização/montagem:

  1. Antes de servir, passe os pistaches em frigideira quente por alguns segundos, mexendo sem parar até tostá-los levemente. Se quiser, corte alguns pistaches para ter variações de tamanho e cores. Deixe esfriar antes de adicionar ao manjar (veja as dicas abaixo sobre a opção dos pistaches caramelizados).
  2. Para montar, retire o filme das taças, coloque um pouco da calda por cima com alguns pistaches tostados e damasco seco (opcional) para finalizar. Sirva a seguir.

Rendimento: 8 porções

Validade: 3 dias armazenado na geladeira em potes fechados. Não congelar.

foto: Cassia Batarra

Dicas e observações:

  • Bata metade dos damascos (ou tudo se não quiser pedacinhos) no liquidificador antes de cozinhar para obter uma consistência mais parecida com geleia! Fica muito bom também!!
  • A água-de-flor-de-laranjeira pode ser mais forte ou mais fraca, de acordo com a marca (usei da Mechalany), por isso recomendo que você coloque devagar e vá provando para ver se te agrada. Se você errar aqui e colocar muito, vai ficar com sabor de perfume e não vai ser nada bom!! rsrs Por isso, cuidado nessa etapa e confie no seu paladar!!!
  • Não recomendo substituir os ingredientes dos leites vegetais utilizados nessa receita. Cada um tem uma função específica e trocá-los pode interferir no sabor, na consistência e não dar certo!
  • Você pode também servir o manjar em uma única porção e servir fatias, porém as porções individuais garantem a melhor conservação do manjar, já que é melhor consumi-lo após montar. Caso você queira servir assim, utilize uma forma de silicone para facilitar na hora de desenformar.
  • Monte e decore o doce somente no momento em que for servir. Fazer isso com antecedência pode prejudicar o manjar.
  • Se quiser incrementar ainda mais no sabor e criar mais texturas, recomendo caramelizar os pistache ao invés de somente tostá-los – como fiz na foto abaixo. Para isso, basta derreter um pouco de açúcar em uma frigideira/panela e deixar dourar levemente (cuidado para não queimar). Misture os pistaches e coloque-os sobre um prato untado com óleo para esfriar. Corte-os se quiser e sirva frio sobre o manjar com a calda. Fica bem interessante e gostoso!
Pistaches caramelizados
foto: Cassia Batarra

Estou curiosa para saber se vocês reproduzirão o malabie por aí, portanto, não esqueçam de me marcar nas redes sociais se compartilharem suas versões!! É muito bom e importante para o nosso trabalho ter esse feedback de vocês! Nos vemos em breve… abraços, Cassia.

Malabie vegano
foto: Cassia Batarra
——————————————————

Olá! Sou a Cassia, vegana, cozinheira e colaboradora do Chubby Vegan! Sou graduanda em gastronomia e há 4 anos dedico muita energia no desenvolvimento da culinária a base de plantas com o objetivo de levar informações, referências e comida gostosa a todos que buscam implementar esses hábitos em suas vidas. Quer saber mais sobre mim? Clique aqui 🙂

wordpress theme by initheme.com

Post Anterior Leite de arroz Proximo Post Com açúcar e com afeto: um clássico do natal renovado

Pesquisar:

Categorias:

Facebook:

Facebook Pagelike Widget

Tags:

alho amendoim Amêndoas arroz aveia azeite de oliva banana batata baunilha bolo Cacau café da manhã canela Castanha de cajú cebola cenoura chocolate coco confeitaria dicas doces Faculdade fácil Italiana laranja leite vegetal limão manjericão molho orégano pimenta prático pts pão queijo vegetal receita rápido saudável sem glúten soja tofu tomate técnicas básicas Viagem óleo de coco

Hospedado Por

OwnServer Internet Service

Todos as fotos e conteúdos postados são de minha autoria e protegidas pela lei. © Diamantes