Já faz algum tempo que vi essa receita de pãezinhos recheados com pesto e queijo em um blog que eu adoro: technicolor kitchen! O nome da receita me chamou muita atenção e a foto também. Tudo o que leva molho pesto fica bom 🙂
Atualmente estou sem criatividade – e tempo – para pensar ou criar receitas novas… Por isso estou aproveitando para testar algumas coisas que eu vi por ai e me deixaram morrendo de vontade de provar/fazer. Essa aqui foi um grande acerto! É uma produção para entrar no repertório e ganhar muitas variações. Acredito que também ficaria muito boa com o pesto de couve ou de rúcula.
Como fiz uma fermentação longa: a massa ficou fofinha e leve como uma nuvem! Também fiz alguns pequenos ajustes para que o pão ficasse bem douradinho sem ovo e não utilizei a farinha integral (como pede a receita original). De resto, segui a receita à risca 😉
Uma das coisas que eu adorei em fazer essa receita foi poder colher alguns ramos de manjericão fresquíssimos da minha hortinha, isso com certeza deu um toque muito especial!
O queijo vegetal que utilizei aqui foi o da Anita alimentos nutritivos.
Conheci o trabalho da Anita quando estive em Brasília em setembro à trabalho. Ela fez um dos meus cursos e me presenteou com um queijinho de cada que ela produz atualmente. Os queijos tem como base castanha de cajú, são fermentados, artesanais, derretem, gratinam e são bem gostosos! Nesta receita utilizei um pouco do provolone e do brie. Super aprovado ♥
Ingredientes – massa:
– 1/4 xícara (chá) de leite vegetal
– 3/4 xícara (chá) de água filtrada
– 3 colheres (chá) de açúcar demerara (preferencialmente orgânico)
– 2 colheres (chá) de fermento biológico seco*
– 1 colher (sopa) de azeite de oliva extra virgem
– 3/4 colher (chá) de sal marinho
– 2 3/4 xícaras (chá) de farinha de trigo branca (preferencialmente orgânica)
Modo preparo:
1. Coloque o leite vegetal, a água, o açúcar, o fermento biológico no bowl da batedeira e misture rapidamente com uma colher. Aguarde de 10 – 15 minutos ou, até que comece a espumar.
2. Peneire a farinha de trigo, adicione no fermento hidratado com os ingredientes restantes e bata em velocidade média, com o gancho para massas, por 5 – 8 minutos.
3. A massa deve ficar lisa, levemente grudenta, elástica e macia. Este processo também pode ser feito à mão, provavelmente levará um pouco mais tempo (entre 10 – 15 minutos).
4a. Unte um bowl grande com azeite e deixe a massa fermentar por 30 – 60 minutos em temperatura ambiente ou, até que ela cresça um pouco. Cubra com um pano ou plástico filme e deixe fermentar lentamente durante a noite na geladeira.
4b. Para uma versão mais rápida: deixe a massa fermentar por 1h30 – 2h, ou até que dobre de tamanho e prossiga com a receita.
Ingredientes – molho pesto:
– 1/2 xícara (chá) de folhas de manjericão fresco – aperte-as na xícara na hora de medir
– 1 colher (sopa) de nutricional yeast ou missô
– 2 dentes de alho pequeno
– 1/4 xícara (chá) de castanha de cajú
– 1/4 xícara (chá) de azeite de oliva
– 200g de queijo vegetal ralado da sua preferência
– 1/4 colher (chá) de sal marinho (se você utilizar o missô, omita o sal)
Modo de preparo:
1. Coloque todos os ingredientes no liquidificador e pulse algumas vezes, até obter uma pasta. Deixei a minha rústica e pedaçuda. Se você preferir: pode processar bastante até ficar bem lisa.
Montagem:
1. Polvilhe uma bancada com um pouco de farinha.
2. Abra a massa com um rolo até formar um retângulo, a espessura da massa deve ser de +/-1cm. Espalhe o pesto e polvilhe o queijo. Lembre-se de deixar entre 1cm – 2cm sem recheio no lado mais largo do retângulo.
3. Enrole como rocambole em direção à parte que ficou sem recheio e corte em 16 partes.
4. Para ficarem bonitos: preferi utilizar formas de cupcake de 12 cavidades para fazer a última fermentação (que leva cerca de 30 – 60 minutos).
5. Pré-aqueça o forno em 200C.
6. Asse por cerca de 20 – 25 minutos ou até ficarem bem corados. Morra de amores pelo aroma incrível que irá ficar na sua cozinha!
7. Deixe os pãezinhos na forma por 5 – 10 minutos antes de colocar para resfriar em uma grelha. Resista mais alguns minutinhos antes de comer 😉
8. Consuma os pães mornos ou frios. Controle-se para não comer todos de uma única vez, sério!
Rendimento: 16 unidades.
*Se você utilizar fermento seco instantâneo: misture-o diretamente na farinha de trigo e prossiga com a receita.
Levemente adaptado daqui.
——————————————————
Quer aprender mais comigo? Venha fazer parte dos meus cursos veganos. A agenda completa está aqui!
As aulas são bem técnicas, dinâmicas, divertidas, algumas são práticas e sempre recheadas de dicas! Vou te explicar toda a parte teórica e química por trás das receitas para que você compreenda o que está acontecendo. Desta maneira, é muito mais fácil fazer com que as receitas funcionem corretamente e tenham a estabilidade ou textura desejada. Confeitaria vegana parece algo difícil mas: não é! Basta ter um pouco de conhecimento, prática e paciência 😉
wordpress theme by initheme.com