Desde que voltei da Palestina, a influência árabe está muito forte em minhas refeições!
Sempre tenho feito hummus, tahine, charuto de repolho, pães e esse quibe de lentilha recheado. Já fiz algumas variações mas, essa é de longe a minha preferida 🙂
Comeria isso todo dia
A parte mais interessante dessa influência é que: melhorou bastante a minha alimentação. Eu estava comendo muito mal ou quase nada. Por algum motivo meu apetite tinha sumido e eu estava emagrecendo bastante com muita facilidade. Meus treinos de pole-dance também não estavam rendendo por conta disso. Passei de glutona profissional para alguém que fazia apenas uma refeição por dia. Foi uma fase bem estranha, normalmente me seguro para não comer demais.
Em certo momento, apenas comecei a tentar “colecionar” calorias para parar de emagrecer. Não sei dizer se era a minha rotina, que estava bem puxada, ou se eu estava cansada do que eu comia sempre. Nada era muito atraente ou interessante. Ficar sem mastigar nada parecia melhor. Só sei que agora tenho que agradecer ter sido apresentada uma nova cultura gastronômica que me enche os olhos, o estômago e ainda é bem nutritiva ♥
Essa receita é trabalhosa mas, o nível de dificuldade é baixo. Sinta-se a vontade para trocar a lentilha por outro tipo de grão. Já fiz somente com lentilha ou com grão de bico e misturando esses grãos + quinoa. Todas ficaram ótimas!
O recheio, a mesma coisa. Escolhi hummus porque eu realmente estou viciada! Uma boa sugestão, que eu ainda não testei, é com tofupiry. Você também pode tentar com outros queijos vegetais, como esse cheddar vegano! Com certeza vai ficar bom.
A batata vai na massa para dar leveza, textura e maciez. O trigo para kibe NÃO deve ser hidratado antes, ele vai ajudar a dar o ponto na massa. As especiarias são à gosto, escolhi algumas que gosto bastante! Idem para as ervas; a única que eu acho que é indispensável é a hortelã. Já castanha de cajú usei apenas porque tinha algumas aqui, elas dão um toque crocante e mais sabor. Fico pensando em trocar por nozes ou amêndoas… Nham!
Fiz o molho pesto no pilão, foi a primeira vez que tentei desta maneira. Fica mais rústico do que feito no liquidificador ou processador. Como eu gosto de comida com muitas texturas, para mim ficou perfeito! Se você prefere o seu pesto mais delicado, use uma dessas máquinas.
Normalmente minha família não prova as coisas que eu faço. Esse quibe foi devorado pelos meus pais! O que me fez perceber que realmente a receita é um sucesso 😉
Ingredientes quibe:
– 01 1/4 xícara (chá) de lentilha crua
– 01 xícara (chá) de trigo para quibe
– 1/3 xícara (chá) de farinha de trigo (preferencialmente orgânica)
– 02 batatas médias cozidas e amassadas grosseiramente
– Hortelã fresca à gosto
– Salsinha e coentro à gosto (opcional)
– 1/4 xícara (chá) de castanha de cajú picada grosseiramente (opcional)
– Sal marinho e pimenta do reino à gosto
– 01 colher (sobremesa) de cominho em pó
– 01 colher (chá) de cúrcuma em pó
– 01 colher (chá) de canela em pó
– 01 colher (chá) de pimenta caiena em pó (opcional)
Modo de preparo:
1. Demolhe a lentilha por 12h. Escorra e coloque para cozinhar em uma panela com 3 xícaras (chá) de água. Cozinhe até que fique macia. Aguarde ficar morno/esfriar.
2. Coloque a lentilha no liquidificador junto com a água do cozimento e bata. Quanto mais você bater, mais delicado ficará.
3. Misture todos os ingredientes em um bowl e aguarde 1h.
Ingredientes:
– 1/2 maço de rúcula
– 01 xícara (chá) de manjericão fresco
– 01 dente de alho
– 1/2 xícara (chá) de azeite de oliva
– 10 castanhas de cajú
– 1 colher (chá) de sal marinho
– 1/4 colher (chá) de pimenta calabresa (opcional)
Modo de preparo:
1. Lave e higienize a rúcula. Idem para o manjericão.
2. Coloque no pilão a castanha de cajú e o alho. Comece a bater, até que fique grosseiro. Intercale adicionar azeite e as folhas até acabarem os ingredientes. Tempere com sal e prove.
3. Caso não consuma tudo, guarde em recipiente de vidro fechado na geladeira por até 05 dias.
Finalização:
– 01 receita de hummus sem o pimentão (faça com algumas horas de antecedência para ficar mais firme)
– Castanha de cajú para decorar (opcional)
– Azeite de oliva para finalizar
1. Pré aqueça o forno em 200C. Prove a massa do quibe. Se necessário: faça as correções.
2. Unte com azeite um refratário retangular de 20×20. Forre o fundo do refratário com metade do recheio.
3. Coloque o hummus e cubra com a massa restante. Há duas maneiras de fazer isso:
– Congele o quibe já recheado e cubra com a massa restante quando estiver firme. Esse método requer planejamento porque leva muitas horas à mais para ficar pronto.
– Pegue porções da massa e faça discos com as mãos. Acomode os discos de massa de maneira que cubram o topo. Você pode alisar cuidadosamente com os dedos ou colher para ficar bem certinho.
4. Com uma faca e risque a massa do quibe igual ao da foto. Coloque uma castanha de cajú no centro de cada quadrado e regue com azeite (dica: quanto mais azeite, melhor fica rs).
5. Leve ao forno por 30-40 minutos ou até dourar (esse tempo pode variar bastante, depende muito do forno).
6. Espere uns 10 minutos antes de cortar. Sirva com o pesto.
Rendimento: 10 porções medianas ou 08 grandes.
Mais receitas árabes:
– Hummus com pimentão vermelho tostado
– Mjadra (arroz com lentilhas e cebola caramelizada)
– Tabule (salada de salsinha & hortelã)
– Esfiha de Soja
Outros assuntos relacionados:
– Minha experiência na Palestina – pt I
Quer aprender mais comigo? Venha fazer parte dos meus cursos veganos. A agenda completa está aqui!
As aulas são bem técnicas, dinâmicas, divertidas, algumas são práticas e sempre recheadas de dicas! Vou te explicar toda a parte teórica e química por trás das receitas para que você compreenda o que está acontecendo. Desta maneira, é muito mais fácil fazer com que as receitas funcionem corretamente e tenham a estabilidade ou textura desejada. Confeitaria vegana parece algo difícil mas: não é! Basta ter um pouco de conhecimento, prática e paciência 😉
wordpress theme by initheme.com