Iniciei esta série comparando algumas marcas de creme de leite vegetais que encontramos no mercado (aqui você pode ver a parte 1 e parte 2).
E, para continuar a série, fiz uma breve pesquisa nos stories do meu instagram e o assunto escolhido foi “manteigas” vegetais. Com o tema em mãos, fui pesquisar mais sobre o que está disponível no mercado e fiquei surpresa com a quantidade de opções: tem muita coisa mesmo! Foi difícil de escolher o que trazer aqui para o teste.
Mas, pesquisando mais um pouco (aka. lendo os rótulos), percebi que vários produtos tem uma composição similar. Por isso: escolhi os que são mais diferentes um do outro. Essas diferenças são baseadas no tipo ingredientes que fazem parte da composição do produto (por exemplo: alguns tem como base apenas óleo de coco, outros são uma mistura de gorduras, alguns tem aveia ou castanha). Diferentes composições = diferentes resultados.
Nesta primeira parte irei abordar mais sobre a proporção de gordura x água dos produtos. Essa é uma informação importante quando pensamos em substituir a manteiga de origem animal pela de origem vegetal.
No Brasil, por lei, a manteiga de origem animal deve conter – pelo menos – 80% de gordura e 20% de água. Assim sendo, uma versão vegetal de “manteiga” precisa seguir essa proporção para se comportar de maneira parecida. Porém, cada tipo de gordura tem um resultado próprio. Por isso: mesmo que a proporção de gordura x água seja a mesma, os resultados não serão os mesmos (quando comparado com a manteiga de origem animal).
Aqui eu analisei 6 marcas: Natuterra (sem sal), Qualicoco (com sal), Grings (com sal), Naveia (com sal), Butterfly Mix (com sal) e Manteiga de coco copra (com sal).
Para esta primeira parte do teste eu observei os produtos puros, todos em 20C e não apliquei em nenhuma receita. Queria comparar a cremosidade, textura, recobrimento da boca, quantidade de gordura e cor das amostras. Clique aqui para ver um vídeo onde demostro a textura dos produtos.
A lista começa pelo o que tem a quantidade de gordura x água mais similar ao da manteiga de origem animal. A porcentagem de gordura foi calculada seguindo as informações da tabela nutricional das embalagens:
– Dividi aqui a minha leitura dos dados dos produtos baseado na quantidade de gordura x água seguindo o rótulo dos produtos.
– Investi alguns (muitos) dinheiros para fazer este conteúdo. Por isso: agradecerei muito se vocês puderem ajudar bastante no engajamento hahaha
Agradeço a ButterflyCacau por ter enviado uma amostra do produto para participar deste conteúdo!
Compartilhe a sua opinião nos comentários, quero saber! 😊
——————————————————
Quer aprender mais sobre como substituir a manteiga de origem animal? Venha aprender comigo no curso online desmistificando a confeitaria vegana 🙂
Obtenha mais informações sobre curso aqui.
As aulas são bem técnicas, dinâmicas, divertidas, algumas são práticas e sempre recheadas de dicas! Vou te explicar toda a parte teórica e química por trás das receitas para que você compreenda o que está acontecendo. Desta maneira, é muito mais fácil fazer com que as receitas funcionem corretamente e tenham a estabilidade ou textura desejada. Confeitaria e padaria vegana pode parece algo difícil mas: não é! Basta ter um pouco de conhecimento, prática e treinar 😉
wordpress theme by initheme.com