Este post é um artigo e vou explicar com vários detalhes como você pode fazer uma mousse vegana incrível levinha e areada. Também irei dar detalhes para que você possa criar a sua própria receita a partir de certas proporções. O legal é que é uma sobremesa vegana e naturalmente sem glúten. Aproveito para pedir desculpa pela ausência de boas fotos, eu esqueci de tirar quando fiz as mousses e tenho apenas uma para ilustrar o post, rs.
Mousse é uma sobremesa que todo mundo adora e que funciona muito bem para finalizar um almoço ou jantar com classe! Existem muitas receitas de “mousses veganas” feitas com tofu batido, a “tistre” mousse de abacate batido com chocolate ou “mousse brasileira” que tem como base creme de leite + leite condensado batido com o suco de alguma fruta (como essa de maracujá). E não que seja ruim, mas: não é realmente uma mousse quando pensamos em uma confeitaria que almeja resultados profissionais. É apenas um creme (e que pode ser gostoso).
Lembre-se que quando utilizamos certos termos para nomear sobremesas: um certo tipo de resultado é esperado isso pode decepcionar quem vai degustar se a textura/sabor não for próxima ao termo utilizado x expectativa.
Como eu sou uma pessoa que estuda e vive da gastronomia e, principalmente, confeitaria: o uso do termo certo faz muita diferença na minha concepção. Muitas coisas poderiam ser evitadas apenas utilizando o termo certo, sem tentar induzir o cliente (ou quem vai fazer a receita) ao erro e, consequentemente, frustração. Normalmente isso acompanha um “comida vegana é ruim” ou “não pode ser levada à sério”.
Atualmente vejo muitas pessoas utilizando nomes/termos que não tem nada a ver com a receita apenas para ganhar likes ou compartilhamentos e isso me soa bastante estranho. Talvez eu apenas leve comida muito à sério para conseguir entender isso ou, também pode ser, apenas por falta de acesso a informação e a tendência das pessoas acreditarem em tudo o que encontram na internet.
Uma “mousse de verdade” deve ser areada, cheia de bolhas de ar e derreter na boca de um jeito que deixa qualquer um nas nuvens! E, obviamente: é possível fazer isso em uma versão 100% vegetal desde que as técnicas sejam respeitadas.
Existem muitas bases de mousses, abaixo estou sugerindo duas que não são tão complexas e dão resultados diferentes:
Neste artigo vou dividir duas bases com você: uma mousse vegana de chocolate 70% e outra de mousse vegana de chocolate branco e limão. A partir destas informações, você irá conseguir criar as suas próprias mousses. A minha única recomendação é que você faça, pelo menos, uma vez as receitas exatamente como descritas aqui antes de fazer suas alterações para que você entenda como as mousses se comportam e seus resultados.
Confira aqui um vídeo do passo a passo com as texturas e o ponto que o merengue deve alcançar antes de ser incorporado na ganache.
Ah, se você tem dificuldade de trabalhar com aquafaba, venha fazer o meu curso de bolos veganos online. Explico muitos detalhes para que você consiga trabalhar tranquilamente com este ingrediente e o curso está com 40% off até o final de abril (29/04/23).
Proporção de 4:1 de ganache e merengue ou marshmallow (link para a receita no texto acima).
Ou seja: você precisa de 4 partes de ganache e 1 de merengue.
Ingredientes – ganache branca com limão:
Ingredientes – merengue francês:
Modo de preparo:
Proporção de 2:1 de ganache e merengue ou marshmallow (link para a receita no texto acima).
Ou seja: você precisa de 2 partes de ganache e 1 de merengue.
Ingredientes – ganache de chocolate 70%:
Ingredientes – merengue francês:
Modo de preparo:
Rendimento: 500g – cerca de 5 porções.
Validade: 3 dias refrigerado / não congelar.
Comprando os produtos através destes cupons e links eu ganho uma pequena comissão que me ajuda a manter o blog e os conteúdos gerados para o instagram e tiktok 🙂
——————————————————
Quer aprender mais comigo? Venha fazer parte dos meus cursos online veganos.
Obtenha mais informações sobre curso de pão de melado aqui e sobre o curso de panetones aqui!
As aulas são bem técnicas, dinâmicas, divertidas, algumas são práticas e sempre recheadas de dicas! Vou te explicar toda a parte teórica e química por trás das receitas para que você compreenda o que está acontecendo. Desta maneira, é muito mais fácil fazer com que as receitas funcionem corretamente e tenham a estabilidade ou textura desejada. Confeitaria e padaria vegana pode parece algo difícil mas: não é! Basta ter um pouco de conhecimento, prática e treinar 😉
wordpress theme by initheme.com