Chubby Vegan
  • CURSOS
  • NATHALIA SOARES
  • COLABORADORAS
  • BLOG
  • ENTRE EM CONTATO

Macarrão ao molho de tofu com legumes (sem glúten)

15/09/2020No commentsCassia Batarra

Olá! Como você está? Espero que esteja bem! 😊 Aqui é a Cassia chegando mais uma vez com uma receita bem prática para o dia a dia!!! Por já estarmos na metade de setembro, começo a ter aquela sensação de final de ano chegando (e que ano, hein?!) e com isso bate uma certa urgência para finalizar meus projetos, estudos e objetivos. Por isso, meus dias ficam ainda mais atarefados e os pratos do cotidiano precisam ser bem práticos, fáceis, nutritivos (isso é sempre um ponto de atenção com meu filho em fase de crescimento por aqui) e leves, afinal, além da correria, o calorão já está chegando com tudo e manter uma boa alimentação é essencial para ajudar a ter aquele pique! Por todos esses motivos essa receita é perfeita para mim!

Costumo dizer que esse prato é meu tipo de macarrão instantâneo, pois é muito rápido de preparar e só utilizo o liquidificador e uma panela – menos louça pra lavar = pessoas felizes! hahaha!! Porém, a praticidade é o único parâmetro de comparação com esses pacotinhos entupidos de aditivos disfarçados de alimentos, pois o meu é comida de verdade e nem preciso dizer qual faz bem e qual faz mal, não é?! Tenho certeza de que essa receita vai te ajudar a fugir desses ultraprocessados, então, me acompanha aqui e leia até o final, pois tenho algumas dicas para te ajudar a simplificar a vida na cozinha…

foto: Cassia Batarra

Tem um ingrediente nesse prato que é muito incrível e amado por mim – o TOFU. Eu simplesmente não vivo sem e faço muitas receitas utilizando este queijo de soja! É muito versátil e depois que aprendemos a trabalhar com ele é uma maravilha! A Vanessa que também é vegana, estudante de Gastronomia e nova colaboradora aqui do blog, fez um post muito legal falando sobre ele, se você não viu, clica aqui e confere tudinho pra saber mais sobre esse amor chamado tofu!! Acompanha ela lá pelo Instagram também!

O amado tofu!
foto: Cassia Batarra
foto: Cassia Batarra

Os legumes que uso neste prato são repolho, cenoura e ervilhas frescas congeladas – muito resistentes e duráveis na geladeira e no congelador. A forma como os armazenamos auxilia nessa conservação e na praticidade e é sobre isso que quero falar. Devemos construir o hábito de ter legumes pré-preparados na geladeira, reservando algum tempinho na semana para isso e assim, ganhar agilidade na hora de preparar as refeições. Sempre tenho no congelador essas ervilhas frescas e são perfeitas para inúmeras receitas! Também costumo ter repolho e cenouras higienizados, cortados ou ralados na geladeira – é uma benção na correria! A cenoura pode ser armazenada submersa em água filtrada e assim ela se manterá fresca e crocante por alguns dias. O repolho deve ser armazenado com um papel-toalha ou um pano limpo no fundo do pote para que a umidade seja absorvida, aumentando o tempo de conservação (assim como a foto abaixo). Coloque outro papel-toalha ou pano por cima e feche o pote para ter uma absorção da umidade ainda mais eficiente e caso seja necessário, troque os papéis ou os panos após alguns dias. Faça o mesmo (deixando folhas e floretes inteiros) com alface, rúcula, almeirão, espinafre, agrião, couve, couve-flor, brócolis, acelga e tenha sempre alimentos frescos e prontos para o consumo ou preparo rapidamente! O segredo é guardar tudo bem sequinho em embalagens bem fechadas para que durem até mais de uma semana sob refrigeração. Assim também evitamos o desperdício de alimentos e economizamos! Não é tudo de bom? É por conta desses hábitos de organização que eu consigo preparar esse Bifum em questão de minutos!

Repolho higienizado, seco, cortado e armazenado corretamente!
foto: Cassia Batarra

Algumas observações interessantes sobre os ingredientes deste prato: este macarrão de arroz (foto abaixo) é típico da cozinha asiática, produzido diretamente dos grãos de arroz e com sabor muito neutro, o que possibilita diversas combinações. Seus fios são bem finos, longos e bastante delicados e os legumes adicionados ao molho trazem uma crocância bem gostosa, importante para o prazer na mastigação e para a sensação de saciedade! O repolho passa quase despercebido e é uma boa forma de apresentar para as crianças que não são muito chegadas nos verdinhos! Ao considerarmos a junção do arroz (cereal) com o tofu e a ervilha (leguminosas) temos uma boa fonte de proteína e aminoácidos essenciais. Somando os outros ingredientes da receita, temos uma refeição bem completa com muitos nutrientes de qualidade e naturalmente sem glúten. Enfim, são muitos os motivos para reproduzir essa delícia aí na sua casa e vou ficar esperando o retorno de vocês para saber o que acharam! Use a criatividade e crie outros pratos com esse macarrão, pois é muito divertido! Quem fizer e postar me marca para que eu possa ver… Aliás, tem sido muito gostoso receber o feedback de vocês lá pelo Instagram – clica aqui e me segue por lá se quiser! 😊

Macarrão de arroz com toda sua delicadeza ao lado dos demais ingredientes
foto: Cassia Batarra

Cupons de desconto para vocês <3

  • Java Chocolates (cupom: CHUBBYVEGAN)
  • Super Vegan (cupom: SUPERCHUBBY)
  • Nicefoods (cupom: NICECHUBBY10 para a primeira compra e NICECHUBBY5 para as demais compras)
  • Nakano Knives (cupom: chubbyvegan)
  • Foodz (cupom: chubbyvegan15)

Comprando os produtos através destes cupons e links ganhamos uma pequena comissão que nos ajuda a manter o blog e os conteúdos gerados para o instagram 🙂

E agora: vamos para a receita!

Macarrão ao molho de tofu com vegetais (sem glúten)

Ingredientes molho

  • 350g de tofu firme
  • 2 1/2 xícaras de água (600ml)
  • 3 colheres (sopa) de azeite de oliva (45ml)
  • 2 colheres (chá) de sal (10g)
  • 1 colher (chá) cúrcuma em pó (3g)
  • 1 colher (chá) de alho em pó (3g)
  • Pimenta do reino a gosto
  • Orégano a gosto
  • Noz-moscada a gosto

Ingredientes Macarrão

  • 1 pacote de macarrão de arroz (bifum) de 200g
  • 1 colher (sopa) de azeite de oliva (15ml)
  • 3/4 xícara de ervilhas frescas congeladas (105g)
  • 2 xícaras de repolho branco cortado em tiras finas (150g)
  • 1 xícara de cenoura ralada (100g)
  • Sumo de limão a gosto
  • Salsinha picada a gosto

Modo de preparo

  1. Higienize e corte os legumes.
  2. Coloque as ervilhas submersas em uma tigela com água fervente e deixe-as de molho até o momento em que for usá-las.
  3. Aqueça água em uma panela para cozinhar o macarrão.
  4. Coloque no liquidificador o tofu, a água, o azeite, o sal, a cúrcuma, o alho em pó e os outros temperos a gosto. Bata por alguns minutos até ficar bem lisinho e reserve.
  5. Cozinhe o macarrão seguindo as instruções da embalagem (é muito rápido, cuidado para não deixar passar o ponto), escorra e reserve. Atenção aqui: não passe o macarrão na água fria, pois isso fará com que ele grude!
  6. Escorra as ervilhas que ficaram de molho na água quente.
  7. Em uma panela grande (pode ser a mesma em que o macarrão foi cozido), coloque o azeite, as ervilhas, o repolho, a cenoura e tempere com uma pitada de sal. Mexa por 2 minutos e adicione o molho.
  8. Assim que o molho começar a ferver, adicione o Bifum e misture delicadamente. Ajuste o sal e os temperos se necessário e adicione o sumo do limão. Desligue o fogo e adicione a salsinha.
  9. Sirva a seguir – se esperar muito tempo, ele irá ressecar, o que pode ser corrigido adicionando mais água (o que pode amenizar os sabores), por isso o ideal é consumir logo que acabar de preparar!
Tofu pronto para virar um molho delicioso.
foto: Cassia Batarra
Molho de tofu com legumes, pronto para receber o macarrão de arroz!
foto: Cassia Batarra

Xícara padrão = 240ml / colher sopa = 15ml / colher chá = 5ml

Rendimento: Serve 4 – 5 pessoas

Validade: 2 dias armazenado em geladeira em pote fechado. Não congelar.

Dicas:

  • Costuma ser fácil encontrar esse macarrão de arroz e sugiro sua utilização nessa receita pela sua textura e agilidade no preparo, mas você pode fazer com qualquer massa de trigo ou outra de arroz para manter a receita sem glúten.
  • Para variar os legumes, você pode substituir o repolho por acelga e o resultado será muito parecido! Já fiz e recomendo essa troca!
  • O tofu soft pode deixar o molho com uma textura mais lisa e aveludada, porém eu nunca testei e não sei se nesse caso as quantidades de água e tofu seriam alterados. Pela minha experiência, se você utilizar o soft, recomendo que vá adicionando água aos poucos no liquidificador e ir sentindo a textura do molho que deve ficar cremoso, mas bem fluido.
  • Caso você não encontre tofu ou não queira consumir por alguma razão, recomendo a substituição por um molho branco feito a base de leite de castanha-de-caju.

Espero que você goste desta receita e das dicas! Desejo que isso tudo te ajude a cozinhar mais e a aumentar seu consumo de alimentos in natura, ganhando tempo e saúde no seu dia a dia! Até a próxima! ; )

foto: Cassia Batarra
——————————————————

Olá! Sou a Cassia, vegana, cozinheira e colaboradora do Chubby Vegan! Sou graduanda em gastronomia e há 4 anos dedico muita energia no desenvolvimento da culinária a base de plantas com o objetivo de levar informações, referências e comida gostosa a todos que buscam implementar esses hábitos em suas vidas. Quer saber mais sobre mim? Clique aqui 🙂

wordpress theme by initheme.com

Post Anterior Um irresistível Bolo Invertido de Morango e limão Proximo Post Quatro receitas para você amar (de vez) o tofu!

Pesquisar:

Categorias:

Facebook:

Facebook Pagelike Widget

Tags:

alho amendoim Amêndoas arroz aveia azeite de oliva batata baunilha bolo Cacau café da manhã canela Castanha de cajú cebola cenoura chocolate coco confeitaria dicas doces Faculdade fácil Italiana laranja leite vegetal limão manjericão orégano pimenta prático pts pão queijo vegetal receita receitas fáceis rápido saudável Sem açúcar sem glúten soja tofu tomate técnicas básicas Viagem óleo de coco

Hospedado Por

OwnServer Internet Service

Todos as fotos e conteúdos postados são de minha autoria e protegidas pela lei. © Diamantes