Oi gente, tudo bem com vocês?
Aqui é Nathalia ou, como vocês me conhecem: Chubby 🙂
Setembro, para mim, é o melhor mês do ano para comer morangos! Nessa época os morangos são suuuuper suculentos, docinhos e ficam mais baratos (pelo menos aqui onde eu moro). Também é a época que é possível encontrar bons morangos orgânicos! Mas, eu gostaria de fazer um comentário sobre orgânicos: hoje em dia eu consigo encontrar morangos durante o ano todo. Uma das ideias de consumir orgânicos não é se adaptar à sazonalidade das frutas e vegetais? Fica aí essa reflexão…
Fazia tempo que eu queria fazer esse bolo! Gosto muito do trabalho da Paula, do The Cookie Shop. Acompanho ela há muitos e muitos anos. Algum dia ela postou uma foto de bolo de morango invertido no instagram dela.
Achei a ideia fantástica! Deixei anotado aqui para fazer algum dia. Nunca tinha pensado em fazer um bolo invertido de morango. Me pareceu uma receita muito gostosa!
Clique aqui para ver o bolo invertido de abacaxi com caramelo que eu já postei aqui no blog.
A minha versão é diferente da dela, claro. A Paula trabalha com confeitaria que leva ingredientes de origem animal. Por isso o tipo de bolo e as técnicas utilizadas na massa são diferentes. Decidi utilizar como base o bolo de cacau e laranja mas: com alterações. Queria transformá-lo em outro sabor e fiz a receita pela metade, simplesmente porque eu precisava de uma quantidade menor de bolo dessa vez.
Por isso, hoje vou explicar para vocês como criar novos sabores de bolo utilizando a mesma base e como dividir ou multiplicar as receitas corretamente. Com algumas pequenas mudanças é possível fazer isso. O importante é não alterar a estrutura da massa. Assim: é possível usar sempre a mesma base para ir criando novos sabores.
Quais alterações eu fiz?
Vocês conseguem perceber que as alterações foram feitas com ingredientes similares? Por exemplo: o cacau em pó foi substituído pela mesma quantidade pela farinha de trigo, que também é um ingrediente seco. Ou seja: eu não modifiquei a estrutura da receita, apenas modifiquei os ingredientes.
E é assim que você consegue, com a mesma receita, criar sabores novos.
Primeiramente: recomendo você usar as medidas em peso(g) e não em volume (xícaras e colheres). É muito mais fácil manter a precisão e proporção das receitas trabalhando com peso. Outro detalhe que é importante é manter o mesmo método de preparo.
Vamos supor que: você está acostumado a fazer a massa do seu bolo manualmente, ou seja, com uma colher/fouet e bowl. E dessa vez você precisa fazer a receita x5. Para ficar mais prático e menos cansativo, você decide utilizar a batedeira dessa vez. O resultado final vai ser diferente porque você não está utilizando o mesmo método de preparo.
Essa é uma questão muito comum enfrentada por empresas que têm produções pequenas feitas manualmente e precisam aumentar a escala de produção, trocando o trabalho manual por máquinas.
Consistência e disciplina são super importantes na confeitaria!
Gostou das dicas? Quer aprender mais comigo? Venha fazer as minhas aulas online!
Tem aula teórica de confeitaria, aula teórica e demonstrativa de bolos, aula teórica e demonstrativa de bolos sem glúten, brigadeiros, cookie e brownie sem glúten e doces finos. Além das receitas fantásticas, tem muita teoria (mesmo) 😉
Para finalizar: esse bolo é fantástico e delicioso, fiquei encantada! A massa é úmida e fofinha, os morangos se transformam em uma espécie de geléia doce, levemente ácida e as sementinhas dão um toque de crocância. O limão deixa super aromático. Se você colocar o manjericão, vai trazer um frescor e leveza que fazem diferença. E o azeite conduz bem os sabores, deixando a experiência mais intensa na boca!
Ah, não se esqueça de ver o vídeo do youtube! Deixei uma dica super importante para conseguir desenformar esse bolo sem quebrar 😉
Escolha os morangos mais maduros que você encontrar, coloque um avental e vamos fazer bolo!
xícara = 240ml / colher sopa = 15ml / colher chá = 5ml
Ingredientes cobertura:
Modo de preparo:
Ingredientes líquidos:
Ingredientes secos:
Modo de preparo:
1. Misture a farinha de linhaça, o psyllium e o leite vegetal. Reserve.
2. Pré aqueça o forno em 170°C – 180°C.
3. Adicione o vinagre, a maionese/óleo e a baunilha nos ingredientes líquidos, mexa bem. Para finalizar: adicione as raspas de limão.
4. Misture e peneire todos os ingredientes secos (aqui é a medida de 100g de açúcar cristal).
6. Unte uma forma de 20cm de diâmetro com óleo ou spray desmoldante, polvilhe com metade do açúcar cristal. Arrume os morangos, de maneira que não fique nenhum espacinho vazio (veja o vídeo para compreender a montagem. Nesse bolo faz diferença) e polvilhe com o açúcar restante (aqui é a medida de 50g de açúcar).
5. Faça uma cova nos ingredientes secos e adicione os líquidos. Mexa bem, com um fouet, até ficar homogêneo. Se necessário, adicione 1 – 2 colheres de sopa de água.
6. Coloque a massa na forma e leve ao forno por aproximadamente 25 – 35 minutos, ou até que a sua cozinha esteja perfumada com aroma de bolo assado e morangos cozidos.
7. Retire do forno e aguarde esfriar antes de desenformar.
8. Coloque o fundo da forma em contato com a chama do fogão ou use um maçarico para soltar a calda que se formou no fundo.
9. Coloque o bolo em um prato bonito, finalize algumas folhas de manjericão e azeite de oliva, caso você queira. Ou, se você preferir, também pode usar chocolate derretido, ganache, brigadeiro…
10. Seja feliz e devore tudo 😀
Rendimento: 12 pedaços.
Validade: 03 – 05 dias em geladeira. Guardar em pote tampado.
Clique aqui para ver as outras receitas de bolos aqui do blog 🙂
——————————————————
Quer aprender mais comigo? Venha fazer parte dos meus cursos veganos. A agenda completa está aqui!
As aulas são bem técnicas, dinâmicas, divertidas, algumas são práticas e sempre recheadas de dicas! Vou te explicar toda a parte teórica e química por trás das receitas para que você compreenda o que está acontecendo. Desta maneira, é muito mais fácil fazer com que as receitas funcionem corretamente e tenham a estabilidade ou textura desejada. Confeitaria vegana parece algo difícil mas: não é! Basta ter um pouco de conhecimento, prática e paciência 😉
wordpress theme by initheme.com